30/04/2024 às 14h25min - Atualizada em 30/04/2024 às 14h25min

Chinês com coluna curvada por 28 anos volta a andar após cirurgia arriscada

Um homem chinês que passou os últimos 28 anos com a coluna tão curvada

(foto: AsiaWire/Shenzhen University G)
Um homem chinês que passou os últimos 28 anos com a coluna tão curvada que seu rosto quase tocava as pernas, finalmente está retomando o controle de sua vida após uma cirurgia inovadora. Li Hua, de 46 anos, foi diagnosticado com espondilite anquilosante, uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações da coluna vertebral, aos 19 anos.

Ao longo dos anos, a doença de Hua progrediu de forma implacável, curvando cada vez mais sua coluna e limitando severamente sua mobilidade. Ele chegou ao ponto de precisar de ajuda 24 horas por dia de sua mãe idosa para realizar as tarefas mais básicas.


Em 2008, a família de Hua tentou sem sucesso arrecadar fundos para uma cirurgia que poderia reverter sua condição. Na época, médicos consideraram o procedimento muito arriscado e desaconselharam a operação.

Uma Nova Esperança

Mas a esperança para Hua surgiu este ano, quando o Dr. Tao Huiren, chefe do Departamento de Ortopedia da Universidade de Shenzhen, se interessou pelo caso. Apesar dos riscos significativos - incluindo a possibilidade de paralisia - o Dr. Huiren decidiu realizar a cirurgia complexa.

Em um procedimento meticuloso que durou quatro etapas, os médicos de Huiren cuidadosamente quebraram e reconstruíram sua coluna vertebral, seção por seção. A cirurgia foi um sucesso, e pela primeira vez em quase três décadas, Hua pôde se ver ereto.

Recuperação e Novos Horizontes

Embora ainda esteja em fisioterapia, Hua já está dando seus primeiros passos com a ajuda de um andador. Em apenas alguns meses, ele espera recuperar a maioria de seus movimentos e ter uma vida mais independente.

"Não havia cura para mim sem o Dr. Tao", disse Hua em entrevista. "Ele é meu salvador e minha gratidão por ele só perde para a gratidão à minha mãe."

A cirurgia de Hua foi um marco na medicina chinesa, representando a primeira vez que um procedimento tão complexo foi realizado em um paciente com deformidade tão grave na coluna vertebral. O Dr. Huiren e sua equipe compararam o feito a escalar o Monte Everest, tamanha a dificuldade e o risco envolvidos.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas