22/04/2024 às 17h00min - Atualizada em 22/04/2024 às 17h00min

Morre recém-nascido que "ressuscitou" durante velório

A criança nasceu prematura com 26 semanas de gestação e pesando 400 grama

Redação
Foto: Pixabay/ reprodução

Um caso chocante aconteceu no Paraguai, onde um bebê recém-nascido que foi dado como morto acabou "ressuscitando" durante o próprio velório. A menina, chamada Milagre de Jesus, nasceu prematura com apenas 26 semanas de gestação e pesando 400 gramas. Após uma semana internada na UTI do hospital, ela teve uma parada cardiorrespiratória e foi declarada morta.

No entanto, durante o velório, a família percebeu que o bebê ainda estava vivo. Segundo o pai, Ignacio Medina, em entrevista ao jornal paraguaio Telefuturo, "depois fomos ver e o coraçãozinho dela estava batendo". Milagre foi levada de volta ao hospital e recebeu cuidados intensivos, mas seu estado de saúde era grave.

Apesar dos esforços da equipe médica, Milagre não resistiu e faleceu no sábado (20 de abril), após uma tentativa de reanimação cardiopulmonar de 20 minutos. Pablo Lemir, médico legista do Ministério Público do Paraguai, sobre a situação e disse que ela se chama "síndrome da morte aparente":

"Não há batimentos cardíacos, não há respiração, o corpo fica flácido, pálido, adquire uma coloração azulada ou violeta e normalmente se resolve de forma espontânea e inexplicável", explicou o profissional.

A causa da morte foi atribuída à prematuridade, que dificultou o desenvolvimento dos pulmões e do sistema nervoso do bebê.

"Com 26 semanas de gestação e esse peso, o pulmão não está preparado para ficar fora do útero, nem o sistema nervoso está adequadamente desenvolvido, então você tem um bebê achatado, quase sem sinais, mesmo que nasça bem", finalizou o médico.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas