27/04/2024 às 08h20min - Atualizada em 27/04/2024 às 08h20min

Onda de calor: Brasil terá temperatura 'muito fora do normal' no Sudeste

Temperaturas podem superar 40°C em algumas regiões

Onda de calor ganhará força no Brasil — Foto: Reprodução / MetSul
O outono no Brasil vai se transformar em um verão escaldante nos próximos dias. Uma onda de calor, a quarta do ano em 2024, vai atingir o Centro-Oeste e o Sudeste com intensidade "muito fora do normal", segundo o MetSul Meteorologia.

O calor será extremo em especial no interior de São Paulo, onde as temperaturas podem superar 35°C com frequência. Na capital paulista, os termômetros podem chegar a 31°C a 33°C em algumas tardes do fim de abril. No Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, a previsão é de calor ainda mais intenso, com máximas entre 35°C e 38°C e, em alguns dias, acima de 40°C na primeira semana de maio.


Minas Gerais e Espírito Santo também não escaparão do calor, mas com temperaturas menos extremas que São Paulo e Rio. No interior mineiro, as maiores máximas devem ser registradas nas regiões oeste e norte do estado. Em Belo Horizonte, os termômetros podem passar de 30°C, quando a média para maio é de 25,7°C.

Onda de calor pode durar até 10 dias

O calor intenso deve persistir por pelo menos 10 dias, entre os últimos dias de abril e a primeira semana de maio, atingindo o interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Anticiclone contribui para o aumento das temperaturas

A onda de calor é causada por um anticiclone, uma área de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens e chuvas, deixando o tempo seco e quente. O anticiclone atua sobre a região Centro-Sul do país desde segunda-feira, elevando as temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média.

Especialistas divergem sobre classificação do fenômeno

O Climatempo já classifica o evento como onda de calor, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não oficializou a denominação. Para o Inmet, as temperaturas precisam ficar 5°C acima da média mensal por pelo menos 2 a 3 dias consecutivos para serem consideradas onda de calor. No momento, o Inmet observa uma grande amplitude térmica e monitora a situação de perto.

Alerta para os perigos do calor

Com as temperaturas escaldantes, é importante tomar medidas para se proteger do calor, como:
  • Beber bastante água;
  • Evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia;
  • Usar roupas leves e folgadas;
  • Cuidar de crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde;
  • Ficar atento aos sinais de desidratação, como sede intensa, boca seca, tontura e fraqueza.
  • Previsão do tempo para o fim de semana

Rio de Janeiro: Redução da nebulosidade, com poucas nuvens e sem previsão de chuva. Máxima de 33°C e mínima de 16°C no sábado, e máxima de 35°C e mínima de 19°C no domingo.
São Paulo: Máxima de 32°C e mínima de 19°C no sábado, e máxima de 33°C e mínima de 21°C no domingo.
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas