04/05/2024 às 07h56min - Atualizada em 04/05/2024 às 07h56min

RS: Barragem em Santa Teresa rompe e eleva risco de inundações em três municípios

A Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta quinta-feira (02) para que os moradores de sete municípios próximos ao Rio Taquari

A Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta quinta-feira (02) para que os moradores de sete municípios próximos ao Rio Taquari deixem suas casas imediatamente devido ao risco de inundações após o rompimento parcial da barragem 14 de Julho, em Cotiporã.

As cidades em alerta são: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. A Defesa Civil orienta que os moradores busquem abrigos públicos ou locais seguros acima do nível de inundação previsto.


Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o rompimento afetou a ombreira direita da barragem, mas não causará uma enxurrada devido ao alto nível dos rios acima e abaixo da barragem. No entanto, o rio terá curso livre, o que pode aumentar as enchentes nas cidades a partir de Santa Bárbara.

O vice-governador, Gabriel Souza, responsável pelo Gabinete de Crise, reforçou a urgência da evacuação. "Não esperem, não questionem a veracidade da informação. Saiam de casa e subam pelo menos seis metros acima do nível dos rios. A situação é gravíssima e precisamos que todos sigam essa orientação imediatamente para evitarmos perdas de vidas", alertou Souza.

A Ceran (Companhia Energética Rio das Antas) informou que o Plano de Emergência foi acionado na quarta-feira (01) e que as barragens de Monte Claro e Castro Alves estão em estado de atenção e sendo monitoradas.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas