06/05/2024 às 14h39min - Atualizada em 06/05/2024 às 14h39min

Chuvas no Rio Grande do Sul: número de mortos sobe para 83, há 111 desaparecidos e 276 feridos

Situação ainda crítica após chuvas no Rio Grande do Sul, com novas tempestades previstas para o final da semana

RS - CHUVAS/RS/PORTO ALEGRE/ONTEM - GERAL
O Rio Grande do Sul segue em alerta após as fortes chuvas que atingiram o estado na última semana. O número de mortos subiu para 83, com outros quatro óbitos ainda em apuração. Há 111 pessoas desaparecidas e 276 feridos.

As chuvas pararam, mas o nível do Guaíba ainda está alto, cerca de 2,30 metros acima da cota de inundação. Especialistas alertam que o nível deve se manter elevado pelos próximos 10 dias.


A previsão de novas chuvas a partir da metade da semana deixa as autoridades em alerta. O avanço de uma nova frente fria pode trazer pancadas fortes de chuva, especialmente em áreas já castigadas pelos temporais. O frio intenso também pode dificultar os trabalhos de resgate e a situação das vítimas.

As forças militares já realizaram mais de 10 mil resgates. O comandante da Operação Taquari, General Hertz Pires do Nascimento, destaca que a frota de 42 aeronaves, entre aviões e helicópteros, trabalha incessantemente junto com o efetivo de 9 estados.

O General Hertz também ressalta a diferença entre a situação atual e a de setembro do ano passado, quando as chuvas afetaram apenas uma região específica do estado. "Agora, praticamente todo o Rio Grande do Sul está afetado pela tragédia", afirma.

O governo do estado está mobilizado para auxiliar as vítimas das chuvas. Diversas medidas estão sendo tomadas, como a distribuição de alimentos, água potável, colchões e cobertores.

Centros de doação estão sendo montados em diversas cidades do estado para receber donativos para as vítimas das chuvas.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas