03/05/2024 às 14h13min - Atualizada em 03/05/2024 às 14h13min

Chuvas no RS: Mortes sobem para 37 e número de desaparecidos chega a 74

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29/4) já deixaram um rastro de destruição e luto

Giulian Serafim / PMPA
As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29/4) já deixaram um rastro de destruição e luto. O número de mortos subiu para 37 nesta sexta-feira (3/5), segundo a Defesa Civil, e 74 pessoas ainda estão desaparecidas.

Mais de 350 mil pessoas em 235 municípios gaúchos foram afetadas pelas inundações, que causaram danos à infraestrutura, desabrigando milhares de pessoas e interrompendo serviços essenciais.


A região mais atingida é a Serra, onde diversas cidades estão completamente isoladas. Em Gramado, por exemplo, quatro pessoas morreram em decorrência das chuvas.

Ao todo, 7.900 pessoas estão em abrigos e 23.500 estão desalojadas. A busca por desaparecidos continua, com equipes de resgate trabalhando incansavelmente.

As fortes chuvas também causaram sérios danos à infraestrutura do estado. Mais de 280 mil pessoas estão sem energia elétrica e 300 mil sem abastecimento de água. 157 municípios estão com serviços de internet e telefonia comprometidos.

Aulas suspensas e estradas bloqueadas

As aulas foram suspensas em toda a rede estadual de ensino, afetando 2,3 mil escolas e 173,4 mil estudantes. 195 escolas foram danificadas pelas chuvas e apenas 13 podem servir de abrigo.

Nas rodovias, 154 trechos em 68 estradas e pontes estão com bloqueios totais ou parciais.

Mobilização para ajudar as vítimas

O governo do estado e municípios estão mobilizados para ajudar as vítimas das chuvas. Doações de alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene pessoal podem ser feitas em pontos de coleta espalhados pelo estado.

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas