18/06/2024 às 15h26min - Atualizada em 18/06/2024 às 15h26min

Cidade mineira registra dois tremores de terra nesta terça-feira

A região já havia registrado 22 pequenos tremores de terra

Redação
Foto: reprodução

A cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, presenciou dois tremores de terra na manhã desta terça-feira (18). De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB), os dois tremores atingiram a região, com o maior registrando 4,1 na escala Richter, o mais intenso já registrado na cidade desde 2015.

O primeiro tremor ocorreu às 10h08, causando forte agitação e sendo percebido por grande parte da população. A sensação descrita por moradores foi similar à passagem de um veículo pesado pelas ruas. Apesar do susto, não há relatos de vítimas ou danos graves.

Instantes depois, às 10h19, um segundo tremor, de magnitude 3,3, completou o evento sísmico. Este, por sua vez, foi menos intenso e seus efeitos foram percebidos com menor amplitude.

A Defesa Civil de Frutal, acionada após os tremores, recebeu ligações de moradores relatando rachaduras em suas casas. Equipes da Defesa Civil estão em campo realizando vistorias nas áreas atingidas para avaliar os impactos dos abalos e prestar assistência aos necessitados.

Nas redes sociais, a comunidade local compartilhou suas experiências com o tremor. Diversos relatos narram o momento do susto, alguns com menção ao barulho estrondoso e à sensação de instabilidade. Moradores também relataram ter recebido alertas em seus celulares e presenciado o surgimento de rachaduras em suas residências.

É importante destacar que, desde 2015, a região de Frutal-MG já havia registrado 22 pequenos tremores de terra. No entanto, o evento desta terça-feira se destaca por ter apresentado a maior magnitude já registrada no período.

Especialistas do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) apontam que, desde abril de 2023, uma série de tremores menores, com magnitudes inferiores a 3, vem ocorrendo na região.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas