03/04/2024 às 14h47min - Atualizada em 03/04/2024 às 14h47min

Atualização: terremoto em Taiwan deixa 9 mortos, mais de 800 feridos e 50 desaparecidos

O terremoto causou estragos consideráveis na região montanhosa de Hualien, epicentro do tremor

Redação
Foto: reprodução/ TV

Um forte terremoto de magnitude 7,2 atingiu a costa leste de Taiwan nesta quarta-feira (3), deixando ao menos 9 mortos, mais de 800 feridos e 50 desaparecidos. O tremor, que ocorreu por volta das 8h no horário local (21h de terça-feira no horário de Brasília), foi o mais forte registrado no país em pelo menos 25 anos.

O terremoto causou estragos consideráveis na região montanhosa de Hualien, epicentro do tremor. Imagens transmitidas pela televisão mostraram prédios inclinados em ângulos precários, deslizamentos de terra e pessoas em pânico buscando refúgio.

Esforços de resgate em andamento

Equipes de resgate estão trabalhando incansavelmente para salvar as vítimas e localizar os desaparecidos. Helicópteros e escadas estão sendo utilizados para alcançar áreas de difícil acesso. O governo taiwanês mobilizou todos os recursos disponíveis para auxiliar nas operações de resgate.

Alerta de tsunami

Um alerta de tsunami foi emitido para o sul do Japão e as Filipinas após o terremoto, mas foi posteriormente cancelado. No entanto, as autoridades ainda recomendam que os moradores das áreas costeiras permaneçam em alerta.

Danos materiais

O terremoto causou danos materiais extensos em Hualien e outras cidades da região. Vários prédios desabaram ou foram parcialmente destruídos, e infraestruturas como estradas e pontes também foram afetadas.

O fato também deve ter um impacto negativo na economia de Taiwan, principalmente no setor turístico. A região de Hualien é um destino popular para turistas, e muitos hotéis e restaurantes foram danificados pelo tremor.

Solidariedade internacional

A comunidade internacional se uniu em solidariedade a Taiwan após o terremoto. Diversos países ofereceram ajuda humanitária e material para auxiliar nas operações de resgate e na reconstrução das áreas afetadas.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas