06/04/2024 às 22h23min - Atualizada em 06/04/2024 às 22h23min

Elon Musk critica "censura" no Brasil em troca de mensagens com Moraes pelo "X"

Neste sábado, 6 de abril, o empresário Elon Musk, proprietário da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter)

Foto: Rede Social
Neste sábado, 6 de abril, o empresário Elon Musk, proprietário da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), lançou críticas ao cenário de censura no Brasil em resposta a uma publicação feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A troca de mensagens teve início quando Moraes, em janeiro deste ano, parabenizou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em uma publicação no Twitter. Musk, em resposta ao post do ministro brasileiro, questionou em inglês: "Why are you demanding so much censorship in Brasil?", o que traduzido para o português significa "Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?".


As críticas de Musk referem-se às ações tomadas por Moraes nos últimos anos em relação à regulação das redes sociais, tanto no âmbito do STF quanto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre essas ações, destacam-se a suspensão de contas de indivíduos investigados, incluindo parlamentares e perfis bolsonaristas, que questionavam a legitimidade das eleições.

Vale ressaltar que desde a aquisição da rede social X por Musk em 2022, a plataforma tem enfrentado controvérsias. O empresário se autodefine como um defensor absoluto da liberdade de expressão, o que gerou redução nas equipes de moderação de conteúdo. Isso resultou no aumento do discurso de ódio e da disseminação de desinformação na plataforma, segundo usuários e especialistas.

No ano passado, Musk também se manifestou sobre o Projeto de Lei das Fake News. Apesar das pressões das grandes empresas de tecnologia, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência do projeto, que prevê sanções a plataformas que não retirem conteúdos considerados ilícitos dentro de 24 horas após decisão judicial.
 
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas