13/04/2024 às 20h32min - Atualizada em 13/04/2024 às 20h32min

Após lançar drones e mísseis, Irã anuncia fim do ataque militar a Israel

Segundo fontes militares israelenses, centenas de drones iranianos foram lançados em direção a Tel Aviv

Foto: Rede Social
Na noite de sabádo(13) horário de Brasilia e Madrugada de domingo(14) para Israel,  um ataque massivo lançado pelo Irã contra Israel, desencadeando uma série de eventos que colocam a região em um estado de tensão extrema. Segundo fontes dos EUA, o Irã teria lançado uma impressionante frota de 400 a 500 drones, acompanhados por dezenas de mísseis de cruzeiro, em direção ao território israelense. Este ataque sem precedentes foi orquestrado diretamente do solo iraniano, levando as autoridades israelenses a considerar uma possível retaliação iminente.

Os primeiros indícios do ataque surgiram por volta das 2 horas da madrugada, horário local, quando Jerusalém foi alertada pelas sirenes de ataque aéreo, indicando a aproximação dos drones iranianos. Relatos dramáticos emergiram de várias regiões de Israel, com um menino de dez anos, residente de uma aldeia beduína próxima a Arad, sendo gravemente ferido em consequência do ataque.


Enquanto isso, as defesas israelenses foram rapidamente mobilizadas para interceptar os drones e mísseis inimigos, com unidades de segurança dos EUA, Reino Unido e Jordânia também participando das operações de defesa. Fontes militares confirmaram que os EUA estavam interceptando drones sobre o Iraque e a Síria, enquanto o Hezbollah, no Líbano, lançou foguetes em direção às Colinas de Golã, disparando sirenes de alerta em toda a região.



O Irã, por sua vez, não negou sua participação no ataque, com o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) assumindo a responsabilidade pelo lançamento dos drones e mísseis. O porta-voz do primeiro-ministro israelense advertiu que a resposta de Israel será "firme e clara" diante dessa agressão.

Apesar das tensões crescentes, as autoridades israelenses e seus aliados ainda não confirmaram a ocorrência de lançamentos de mísseis balísticos vindos do Irã. Contudo, relatos indicam que mísseis de cruzeiro foram lançados do Iraque em direção a Israel, aumentando ainda mais a complexidade do conflito.

Diante desse cenário de incerteza e ameaça iminente, Israel fechou seu espaço aéreo a partir das 12h30, horário local, enquanto o Gabinete de Guerra se reuniu para aprovar novas medidas de segurança. O Comando da Frente Interna das Forças de Defesa de Israel (FDI) pediu à população que permaneça vigilante e siga as diretrizes de segurança, destacando a importância da cooperação cívico-militar diante desse desafio sem precedentes.

Enquanto o mundo observa com apreensão os desdobramentos deste conflito, líderes globais, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, reiteraram seu apoio inabalável à segurança de Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por sua vez, prometeu uma resposta enérgica a qualquer ameaça à nação, enfatizando a determinação de Israel em proteger seus cidadãos e sua soberania.

À medida que a situação continua a se desenvolver rapidamente, resta aguardar os próximos passos das autoridades envolvidas e torcer por uma resolução pacífica desse conflito que ameaça desestabilizar toda a região do Oriente Médio.
 

Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas