15/04/2024 às 16h19min - Atualizada em 15/04/2024 às 16h19min

Ciclone extratropical se forma na Argentina e pode atingir Sudeste no fim de semana

A intensidade e a localização dos impactos ainda dependem da evolução do sistema nos próximos dias

Redação
Foto: Dênio Simões/ MDR

Um ciclone extratropical em formação na Argentina deve ganhar força nesta segunda-feira (15) e se juntar a uma frente fria que já atua no Sul do Brasil. Segundo o Inmet, o sistema pode avançar para a Região Sudeste entre terça e quarta-feira (16 e 17), com potencial para trazer chuvas e ventos fortes no fim de semana.

O que é um ciclone extratropical?

Um ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão que se forma fora dos trópicos, geralmente entre os paralelos 30° e 60°. Ele se caracteriza por ventos fortes, chuvas e tempestades.

Qual a previsão para o Sudeste?

Embora a formação do ciclone e sua trajetória ainda sejam incertas, o Inmet alerta para a possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento no Sudeste a partir do próximo fim de semana. A intensidade e a localização dos impactos ainda dependem da evolução do sistema nos próximos dias.

Situação em Santa Catarina

A frente fria que precede o ciclone já causou estragos em Santa Catarina, com chuvas intensas e alagamentos em diversas cidades. Famílias foram desalojadas e há registros de deslizamentos de terra e quedas de barreiras.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas