03/04/2024 às 07h35min - Atualizada em 03/04/2024 às 07h35min

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e Japão: alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a costa leste de Taiwan na manhã de quarta-feira, 2 de abril de 2024

Foto: Reprodução
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a costa leste de Taiwan na manhã de quarta-feira, 3 de abril de 2024, causando danos consideráveis e perdas humanas. O tremor, considerado o mais forte dos últimos 25 anos no país, também foi sentido no Japão, onde um alerta de tsunami foi emitido para as ilhas do sul.

Em Taiwan, o terremoto causou a morte de quatro pessoas e deixou mais de 700 feridas. Imagens nas redes sociais mostram edifícios parcialmente destruídos na cidade de Hualien, próxima ao epicentro, e equipes de resgate trabalhando nos locais. Há relatos de desabamentos de terra em morros próximos, e o sistema de trens de alta velocidade foi suspenso em toda a ilha por tempo indeterminado. Escolas foram fechadas e abrigos estão disponíveis para a população, pois as autoridades temem que as estruturas urbanas, mesmo projetadas para suportar tremores, possam ceder com os tremores secundários. Cerca de 87 mil pessoas estão sem energia na ilha, e ocorreram quedas no sinal de internet.


No Japão, as autoridades emitiram um alerta de tsunami para as ilhas do sul, como Okinawa, onde o principal aeroporto, o de Naha, teve os voos suspensos. A televisão nacional japonesa NHK alertou a população para evacuar imediatamente, com mensagens como "Evacuar!" e "Um tsunami está chegando, por favor, evacuem imediatamente". O sistema de monitoramento de tsunamis dos EUA também emitiu um alerta, mas posteriormente o retirou, após confirmar que as maiores ondas registradas foram de um metro, próximo ao local do epicentro.

Na China continental, as autoridades emitiram um alerta vermelho para o risco de tsunami, o mais alto da escala local. A agência ambiental de Hong Kong recebeu "centenas" de relatos de tremores, mas a maioria deles similar ao abalo provocado pela passagem de um caminhão. Nas Filipinas, o Instituto de Vulcanologia e Sismologia recomendou que moradores de quatro regiões buscassem áreas mais elevadas, mas o alerta foi posteriormente cancelado.



Equipes de resgate em Taiwan trabalham para localizar sobreviventes e recuperar vítimas dos desabamentos. As autoridades estão avaliando os danos causados pelo terremoto e mobilizando recursos para a recuperação das áreas afetadas.

O terremoto de magnitude 7,5 em Taiwan serve como um lembrete da constante ameaça sísmica que paira sobre a região do Pacífico. A rápida resposta das autoridades e a cooperação internacional são essenciais para minimizar os danos e auxiliar na recuperação das comunidades impactadas.
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas