08/10/2023 às 16h33min - Atualizada em 08/10/2023 às 16h33min

Conflito em Israel: Brasileiros participantes de festival próximo à faixa de Gaza estão desaparecidos após ataque do Hamas

No último sábado (7), durante um ataque iniciado pelo grupo Hamas, três brasileiros que estavam a menos de vinte quilômetros da Faixa de Gaza

Foto: Mahmud Hams/AFP
No último sábado (7), durante um ataque iniciado pelo grupo Hamas, três brasileiros que estavam a menos de vinte quilômetros da Faixa de Gaza, participando de um festival de música, desapareceram. A região, marcada historicamente pela tensão entre forças israelenses e palestinas, tornou-se palco de um novo confronto.

O Ministério das Relações Exteriores, em nota divulgada no domingo (8), informou que os desaparecidos possuem dupla cidadania, sendo brasileiros-israelenses. As identidades ainda permanecem sob sigilo.


Além dos desaparecidos, um brasileiro, também com dupla cidadania, foi ferido durante o ataque. Ele estava internado no Soroka Medical Center, em Beersheba, mas já recebeu alta neste domingo. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato direto com o ferido.

Em resposta à situação, o governo brasileiro iniciou uma operação de repatriação. Seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão a postos para auxiliar no retorno dos brasileiros que desejam sair da zona de conflito. O brigadeiro Marcelo Damasceno anunciou que a primeira aeronave já está a caminho da Itália, onde aguardará a lista inicial de repatriados.

A operação focará não apenas em cidadãos residentes em Israel, mas também em outros países do Oriente Médio. "Estamos definindo os pontos estratégicos de resgate, incluindo o aeroporto de Tel Aviv e outros locais no Oriente Médio", declarou o brigadeiro.


Dados do Itamaraty indicam que aproximadamente 30 brasileiros residem na Faixa de Gaza e outros 60 em áreas críticas de Israel. Mais de mil brasileiros já solicitaram auxílio para repatriação, sendo a maioria turistas em Tel Aviv e Jerusalém.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas