09/09/2023 às 07h06min - Atualizada em 09/09/2023 às 07h06min

Forte terremoto no Marrocos deixa ao menos 820 mortos, diz mídia local

Na noite de sexta-feira, Marrocos foi atingido por um devastador terremoto de magnitude 6,8, causando a morte de 820 pessoas e deixando 672 feridos

Um morador atravessa os escombros no sudoeste de Marrakech, em Marrakech — Foto: Foto Fadel Senna/ AFP
Na noite de sexta-feira, Marrocos foi atingido por um devastador terremoto de magnitude 6,8, causando a morte de 820 pessoas e deixando 672 feridos. O epicentro do sismo foi identificado perto da popular cidade turística de Marrakech. Como resultado do tremor, vários edifícios desabaram, especialmente nas regiões de al Haouz, Taroudant, Chichaoua, Ouarzazate e Marrakech. O impacto do terremoto foi tão forte que foi sentido em áreas distantes como a capital Rabat, cidades costeiras como Casablanca e Essaouira, e até mesmo no país vizinho, a Argélia.

Moradores locais, como Abdelhak el Amrani, descreveram o evento como um "tremor muito violento", levando muitos a fugir de suas casas em pânico. Vídeos gravados em Marrakech mostram cenas de destruição, com destroços caindo de edifícios e veículos cobertos de escombros. Em um incidente notável, o minarete de uma mesquita desabou na famosa praça Jemaa el Fna, ferindo duas pessoas.


Este terremoto é considerado o mais poderoso já registrado em Marrocos, um país que já experimentou atividade sísmica no passado devido à sua localização entre as placas tectônicas africana e euroasiática. Em resposta ao desastre, o Ministério do Interior de Marrocos mobilizou recursos para prestar assistência nas áreas afetadas.

A tragédia chamou a atenção da comunidade internacional, com líderes de vários países, incluindo Espanha, França, Rússia, Ucrânia, Turquia e Índia, expressando suas condolências e solidariedade ao povo marroquino. Vale lembrar que, em 2004, Marrocos já havia sofrido um terremoto em Al Hoceima, que resultou na morte de 628 pessoas.



Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas