09/05/2023 às 16h29min - Atualizada em 09/05/2023 às 16h29min
China e Paquistão discutem expansão da cooperação militar em meio a preocupações regionais
China busca acesso a portos estratégicos no Paquistão, preocupando Índia e Pentágono
Redação
Foto: Reprodução O Ministro da Defesa da China, Li Shangfu, encontrou-se com o chefe da Marinha do Paquistão para discutir a expansão da cooperação militar entre os dois países.
A China considera o Paquistão fundamental para manter a segurança na região, especialmente em caso de bloqueio marítimo no Estreito de Malaca.
No entanto, a Índia tem preocupações com o interesse chinês na região, especialmente após a abertura da primeira base militar chinesa em Djibouti em 2017.
A visita do chefe do Estado-Maior Naval do Paquistão ocorre após a afirmação de um vice-presidente da Comissão Militar Central da China em abril de 2023 de que os militares chineses estavam dispostos a aprofundar e expandir a cooperação com os militares do Paquistão.
A possível busca de acesso militar ao porto de Gwadar, financiado pelos chineses, no Paquistão, levanta preocupações com a Índia e com o Pentágono, que identificou o Paquistão como um possível local para uma futura base militar chinesa.
A Índia expressou preocupações com a visita de um navio de pesquisa chinês a um porto estratégico no Sri Lanka em 2022 e em 2014, quando um submarino chinês e um navio de guerra foram autorizados a atracar em Colombo.