27/06/2022 às 12h25min - Atualizada em 27/06/2022 às 12h25min

Intervenções teatrais sensibilizam alunos sobre questões ambientais nas escolas de Timóteo

Por meio do espetáculo Dado e Ariela, os guardiões das florestas, os alunos do terceiro ano do ensino fundamental se informaram sobre os perigos nesse período de seca


Foto: Divulgação

A Fundação Aperam Acesita realizou entre os dias 21 a 24 de junho intervenções teatrais abordando a prevenção e combate incêndios florestais a mais de 600 alunos da rede pública do município de Timóteo. A iniciativa marcou o fechamento das atividades realizadas durante o mês alusivo ao meio ambiente.

Por meio do espetáculo Dado e Ariela, os guardiões das florestas, os alunos do terceiro ano do ensino fundamental se informaram sobre os perigos nesse período de seca. Os personagens, que adoram festa junina, celebram o período das festividades, mas alertam sobre o clima seco e a propagação de incêndios causados por diversos motivos, inclusive pelos balões que são soltos nos festejos. Com isso, os alunos são convidados para serem Guardiões da Floresta.

Helena Guerra, de nove anos, foi uma das espectadoras. Aluna da E.E. José Ferreira Maia, no bairro Cachoeira do Vale, conta o que aprendeu durante a intervenção teatral. “Precisamos cuidar mais das florestas e dos animais. Temos que ter cuidado com o fogo, pois ele pode acabar com todo o meio ambiente”, comenta a estudante.

Foto: Divulgação

“Essa iniciativa veio agregar as atividades que desenvolvemos durante esse mês na escola. A educação ambiental sempre está em pauta, mas devido a sazonalidade desse período, trouxemos mais atividades para os alunos sobre o meio ambiente. A mensagem passada de forma lúdica reforçou princípios indispensáveis para o cuidado com a natureza”,realça a diretora da escola, Graziela Gomes.

A programação do mês em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente contou com a participação de 12 escolas de Timóteo e mais de 600 alunos. “Iniciamos o mês com uma caminhada no mirante onde contamos com 98 participantes. Logo após, abrimos a exposição Uma Só Terra iniciando o trabalho de educação ambiental junto às escolas, por meio do tema proposto pela Organização das Nações Unidas - ONU, e agora, fechamos com chave de ouro com as intervenções teatrais”, cita a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.

Exposição Uma Só Terra

Até o dia 31 de julho a exposição Uma Só Terra estará aberta ao público. São 89 obras, entre ilustrações e colagens dos alunos das escolas públicas e particulares de Timóteo. Até o fim da mostra, os visitantes também podem votar em sua obra favorita, ajudando a eleger o trabalho destaque e seu autor, que será premiado. A galeria fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas