21/03/2024 às 18h03min - Atualizada em 21/03/2024 às 18h03min

Corrida Contra a Poliomielite mobiliza Ipatinga em evento solidário no Parque Ipanema

Com a participação de 600 corredores, estima-se que cerca de 2.400 pessoas estarão presentes

Redação
Foto: divulgação/ PMI

Neste domingo, dia 24 de março, a cidade de Ipatinga se unirá em torno de uma causa nobre: a luta contra a poliomielite. Em parceria com o Rotary Club de Ipatinga, a Prefeitura Municipal promoverá a "Rotary na Corrida Contra a Poliomielite", organizada pela Pace 3, a partir das 8h, no Parque Ipanema.

O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação e erradicação da poliomielite, doença viral que afeta principalmente crianças pequenas. Com a participação de 600 corredores, estima-se que cerca de 2.400 pessoas estarão presentes no Parque Ipanema por conta da corrida, criando um clima de união e solidariedade em prol da causa.

A corrida contará com percursos de 5 e 3 km, ambos realizados dentro do próprio Parque Ipanema. Além disso, haverá também a "Corridinha Kids", destinada às crianças, incentivando desde cedo o espírito esportivo e solidário.

Durante o evento, a Secretaria de Saúde de Ipatinga estará presente com um estande de orientações sobre combate e tratamento da Tuberculose, vacinação e ações de prevenção e combate à Dengue e Chikungunya. Essa iniciativa visa promover a conscientização da população sobre a importância da saúde pública e da prevenção de doenças.

Para garantir o conforto e a segurança dos participantes, o estacionamento estará disponível na área da feira até às 8h. Além disso, o trânsito no perímetro que liga o Parque ao bairro Novo Cruzeiro será em mão dupla, facilitando o acesso ao local do evento.

A "Corrida Contra a Poliomielite" é mais do que uma competição esportiva, é um ato de solidariedade e comprometimento com a saúde pública. A mobilização de toda a comunidade de Ipatinga é fundamental para alcançar o sucesso dessa iniciativa e contribuir para um futuro livre da poliomielite. “Venha fazer parte dessa causa e correr pela vida!”, conclamam os organizadores.

Sintomas

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode vitimar adultos.

O período de incubação da doença varia de dois a 30 dias sendo, em geral, de sete a 12 dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias, como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus estão sujeitos a desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores, de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

Prevenção

A poliomielite não tem tratamento específico. Atualize o cartão de vacina do seu filho em uma Unidade de Saúde de referência ou leve o cartão de vacina no dia do evento e atualize na tenda da saúde. A doença deve ser evitada tanto através da vacinação contrapoliomielite como de medidas preventivas contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos.

As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação também são fatores que favorecem a transmissão da poliomielite. Logo, programas de saneamento básico são essenciais para a prevenção da doença. No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação.

A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos cinco anos de idade.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas