22/02/2024 às 10h01min - Atualizada em 22/02/2024 às 10h01min

Daniel Alves é condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro em Barcelona

. A sentença, divulgada duas semanas após o término do julgamento, foi proferida pela juíza Isabel Delgado Pérez

Redação
Foto: reprodução/ redes sociais

O ex-jogador da seleção brasileira Daniel Alves foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro, em sentença proferida pelo Tribunal de Barcelona nesta quinta-feira (22). A decisão foi tomada após julgamento que durou três dias e se encerrou no dia 7 de fevereiro.

A investigação concluiu que Daniel Alves agrediu e abusou sexualmente de uma mulher no banheiro da boate Sutton, em Barcelona, no final de 2022. A vítima, que não teve sua identidade revelada, manteve sua versão durante todo o processo, enquanto o jogador alegou inocência.

Depoimento e condenação

Daniel Alves chegou ao tribunal por volta das 10h (horário local) acompanhado de seus advogados. A sentença, divulgada duas semanas após o término do julgamento, foi proferida pela juíza Isabel Delgado Pérez.

A pena final ficou abaixo dos 9 anos de prisão solicitados pela Promotoria espanhola e dos 12 anos pedidos pela vítima. A defesa de Daniel Alves argumentou que ele estava embriagado no momento do crime, o que não foi considerado como fator determinante na decisão final.

Reparação do dano e recursos

Um dos elementos que influenciou a pena foi a "reparação do dano": antes do julgamento, a defesa depositou 150 mil euros na conta do tribunal para ser entregue à vítima, demonstrando, segundo o tribunal, "uma vontade reparadora".

Possibilidade de progressão

A atenuante da reparação do dano pode permitir que Daniel Alves solicite permissões para sair da prisão após cumprir um quarto da sentença, ou seja, um ano, um mês e quinze dias. No entanto, essa decisão está sujeita aos recursos que a acusação possa apresentar.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas