A rivalidade entre Cruzeiro e América ganha mais um capítulo com a aproximação do clássico no próximo domingo (1) válido pelo Brasileirão Série A. Apesar da boa vitória sobre o América no primeiro turno do Brasileirão, o clube Celeste não ganha do Coelho no Mineirão desde 2019.
Naquela ocasião, as equipes se enfrentaram pela volta da semifinal do Campeonato Mineiro, com o Cruzeiro, sob o comando de Mano Menezes, saindo vitorioso com gols de Rafinha, Fred e Léo. Este embate veio após uma vitória por 3 a 2 no jogo de ida no estádio Independência.
A equipe celeste ainda se consagraria campeã estadual naquele ano sobre o América, marcando um bom início de temporada. No entanto, o mesmo ano traria, posteriormente, o maior desapontamento para a torcida cruzeirense: o inédito rebaixamento à Série B.
Desde então, o embate tem sido árduo para o Cruzeiro. Nos quatro clássicos disputados no Mineirão após aquela semifinal, o América acumulou três vitórias, enquanto um jogo terminou empatado.
Em maio de 2023, o 4 a 0 no Coelho, no Horto, colocou fim a um jejum cruzeirense que perdurou por sete partidas consecutivas entre 2021 e o início deste ano, incluindo três derrotas no Campeonato Mineiro: 1 a 0, 2 a 0 e 2 a 1.
O momento atual das equipes não é dos mais animadores. No Brasileirão, o Cruzeiro vem de uma derrota por 1 a 0 contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. O América, por sua vez, como mandante, também sofreu uma derrota pelo mesmo placar diante do Vasco, em Belo Horizonte.