15/09/2023 às 10h57min - Atualizada em 15/09/2023 às 10h57min

Angelique Cauchy ex-tenista francesa, afirma ter sido estuprada quase 400 vezes por técnico

Em depoimento, Angelique Cauchy detalha os abusos que sofreu quando adolescente: "Ele me estuprava três vez por dia"

Redação
Foto: Reprodução // GE
Angelique Cauchy, uma ex-tenista francesa de 36 anos, expôs esta semana os terríveis abusos que sofreu quando era adolescente, perpetrados pelo seu treinador, Andrew Geddes. Em um depoimento à comissão de investigação do Parlamento da França, Cauchy revelou que foi vítima de quase 400 estupros pelo treinador dos 12 aos 18 anos de idade. Andrew Geddes, com 55 anos de idade, foi condenado por abuso sexual contra quatro garotas, enquanto outras três permaneceram em anonimato, e recebeu uma pena de 18 anos de prisão.

Os abusos começaram quando Angelique Cauchy, uma promissora jovem tenista francesa, iniciou seu treinamento com Geddes no Sarcelles Tennis Club, em Paris, em 1999, quando tinha apenas 12 anos. Cauchy detalhou que os abusos aconteciam nas instalações do clube, na casa do treinador e no seu carro, ocasionalmente com Geddes registrando os atos criminosos em vídeo.

A ex-tenista relatou no Palais Bourbon que os abusos atingiram um ápice particularmente cruel durante um acampamento de treinamento de duas semanas.

"Eram as duas piores semanas da minha vida. Muitas vezes pensei em suicídio. Ele me estuprava três vezes ao dia. Na primeira noite, ele pediu para eu ir ao quarto dele, mas eu não fui. Então ele entrou no meu quarto. Eu estava prisioneira", desabafou Cauchy.


Geddes usou táticas manipulativas, inclusive convencendo a adolescente de que ambos estavam infectados com o vírus HIV.

"Um dia ele veio e me disse: 'Tenho HIV, tenho certeza, e transmiti a você'. No final dos anos 1990, isso era muito mais aterrorizante do que é hoje. Fiquei paralisada. Passei dos 13 aos 18 anos acreditando que estava infectada com HIV. Mas ele mentiu para mim, só para me destruir. Talvez isso tenha sido ainda mais destrutivo do que os estupros", revelou Cauchy à "France Info".


Os abusos de Geddes chegaram a ser denunciados enquanto ele treinava Cauchy, mas o caso foi abafado na época, destacando a cultura de silêncio e tolerância em relação ao comportamento impróprio dentro do mundo do tênis.

"Na comunidade do tênis, era conhecido que o comportamento dele com as meninas não era apropriado. Quando uma mulher reclamou com o presidente do clube, a resposta foi: 'Sim, mas ele nos traz títulos'. Sempre havia quem dissesse: 'Sim, ele está com problemas, está namorando...'. Mas aos 38 anos, você não deveria se envolver romanticamente com uma garota de 15 anos, especialmente quando está treinando essa garota", denunciou Cauchy.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas