25/08/2023 às 21h53min - Atualizada em 25/08/2023 às 21h53min

Três vezes campeão: O Atlético é oficialmente reconhecido pela CBF como vencedor do Brasileirão de 1937

A decisão foi apoiada unânimemente pelo conselho da CBF e já é válida a partir de hoje. Tanto a Conmebol quanto a Fifa serão informadas sobre a oficialização do título para o Atlético

Foto: Divulgação
O longo aguardo dos torcedores do Atlético chegou ao fim. Nesta sexta-feira (25), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atendeu ao pleito do Galo e confirmou o Torneio dos Campeões de 1937 como o inaugural Campeonato Brasileiro. Com isso, o time alvinegro agora ostenta três títulos nacionais, tendo vencido também em 1971 e 2021. O líder da CBF, Ednaldo Rodrigues, se encontrou com representantes do Atlético na sede da confederação no Rio de Janeiro e oficializou o título.

A decisão foi apoiada unânimemente pelo conselho da CBF e já é válida a partir de hoje. Tanto a Conmebol quanto a Fifa serão informadas sobre a oficialização do título para o Atlético.

Representando o Atlético no encontro estavam o presidente Sérgio Coelho, o vice-presidente José Murilo Procópio, o financiador Rubens Menin e o líder do Conselho Deliberativo, Ricardo Guimarães.

No ano anterior, o Atlético submeteu à CBF um dossiê pedindo o reconhecimento do torneio de 1937 como o primordial Campeonato Brasileiro. A expectativa era de um reconhecimento similar ao de 2010, quando a CBF começou a contar os vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões nacionais.

No material enviado, o Atlético incluiu recortes de jornais daquele tempo. Em tais artigos, o time era denominado como o “campeão dos campeões”. Curiosamente, essa frase é também parte do hino do clube, criado por Vicente Motta em 1969.
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas