03/07/2023 às 15h27min - Atualizada em 03/07/2023 às 15h27min

Seleção feminina da África do Sul boicota amistoso pré-Copa em protesto por falta de pagamento

Jogadoras da seleção feminina da África do Sul acusam federação de não repassar prêmio da FIFA pelo Mundial

Redação
Foto: Reprodução

Faltando apenas três semanas para a estreia na Copa do Mundo Feminina, a seleção da África do Sul enfrenta uma crise com sua própria federação. As jogadoras convocadas pela técnica Desiree Ellis se recusaram a disputar um amistoso preparatório contra Botsuana, em protesto por falta de pagamento.
 
Em uma medida inédita, a FIFA estabeleceu um prêmio mínimo de 30 mil dólares para cada jogadora que participar da Copa do Mundo, com a possibilidade desse valor aumentar de acordo com a colocação final de cada seleção. No entanto, as jogadoras sul-africanas acusam a federação de futebol do país de reter essa premiação.

 
O ministro do Esporte, Arte e Cultura da África do Sul, Zizi Kodwa, emitiu um comunicado oficial manifestando conhecimento das "sérias preocupações expressadas pelas jogadoras" e informou ter entrado em contato com o presidente da federação de futebol, Danny Jordaan. Kodwa também recebeu um documento do Sindicato dos Jogadores de Futebol da África do Sul e se comprometeu a se reunir com o órgão nesta terça-feira.
 
Além da questão dos pagamentos, as jogadoras das Banyana Banyana, como é conhecida a seleção feminina da África do Sul, também protestaram contra a escolha do Estádio Tsakane para o amistoso, alegando que o local não possui estrutura adequada para jogos profissionais, não sendo utilizado nem para os jogos masculinos.
 
A seleção sul-africana está no Grupo G da Copa do Mundo Feminina e fará sua estreia no dia 23 de julho contra a Suécia. Em seguida, enfrentará a Argentina no dia 27 e a Itália no dia 2 de agosto.
 
Para evitar o cancelamento do amistoso, a federação sul-africana convocou às pressas 15 jogadoras que não fazem parte do elenco da Copa. Nessa equipe improvisada, não havia sequer uma goleira reserva. Botsuana venceu a África do Sul por 5 a 0, sem grandes dificuldades.
 
Apesar do protesto, as jogadoras convocadas oficialmente para a Copa do Mundo compareceram ao estádio para assistir ao jogo da equipe alternativa, mas foram barradas na entrada.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas