27/07/2023 às 18h07min - Atualizada em 27/07/2023 às 18h07min

Prefeitura de Ipatinga esclarece informações sobre suposto surto de febre maculosa no município

Até a presente data, não foram tecnicamente confirmados casos de febre maculosa em nosso município, informa a repartição especializada.

Redação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um comunicado público para esclarecer informações desencontradas que têm sido disseminadas por fontes não oficiais a respeito de um suposto surto de febre maculosa no município.

De acordo com a repartição especializada, até a presente data, não foram tecnicamente confirmados casos de febre maculosa em Ipatinga. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que está atuando de forma diligente, monitorando ativamente todos os casos notificados de doenças transmitidas por hospedeiro, em colaboração com os órgãos de saúde estaduais. O objetivo é garantir a identificação precisa e o correto manejo dessas ocorrências.


A Prefeitura também esclareceu que todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde estão sendo devidamente seguidos. Isso inclui a coleta de amostras e análises laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), bem como a notificação adequada aos órgãos competentes.

Foi informado que no dia 20 de julho ocorreu um óbito por febre maculosa, contudo, o paciente era morador de uma cidade vizinha, não sendo um caso originário de Ipatinga.

Em relação ao falecimento de um senhor de 64 anos, residente em Ipatinga, no último domingo, dia 23 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que o caso ainda não foi confirmado pelas autoridades competentes como sendo de febre maculosa.

O comunicado reforça a importância de buscar informações apenas em fontes oficiais e recomenda à população que permaneça tranquila, mas atenta à prevenção e aos cuidados necessários para evitar a contaminação ou proliferação de doenças transmitidas por hospedeiros.

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. Seus sintomas incluem febre alta, dores de cabeça e no corpo, manchas vermelhas e reações semelhantes às de uma gripe. A Prefeitura enfatizou a importância de procurar atendimento médico imediato caso alguém apresente esses sinais, visando um diagnóstico e tratamento precoces.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas