12/08/2024 às 16h07min - Atualizada em 12/08/2024 às 16h07min

Hospital Márcio Cunha lança alerta para baixo estoque de sangue na unidade

Doações de sangue são importantes para salvar vidas no Vale do Aço

Redação
Foto: divulgação/ HMC

O Hospital Márcio Cunha voltou a alertar à população de Ipatinga e região sobre o baixo estoque de sangue na unidade. O alerta emitido aborda a baixa quantidade de plaquetas em seu banco de sangue, um componente essencial para diversas transfusões e tratamentos médicos.

A demanda por plaquetas é constante e a validade desse componente é limitada a apenas cinco dias, o que torna a reposição do estoque um desafio diário. A médica hematologista do HMC, Dra. Elisa Helena Russo Gomes, explica que a situação se agravou nos últimos dias devido ao número insuficiente de doadores.

"As plaquetas são fundamentais para auxiliar na coagulação sanguínea e são utilizadas em diversos tratamentos, como em casos de câncer, cirurgias e acidentes. Com a baixa no estoque, a vida de muitos pacientes está em risco", alerta a médica.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ter entre 16* e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais);
  • Pesar mais de 52 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Possuir comportamento sexual seguro;
  • Não ter doado sangue nos últimos 90 dias (mulheres) ou 60 dias (homens).

Como doar?

A doação de sangue é um ato simples e seguro. Os interessados podem se dirigir ao setor de hemoterapia do Hospital Márcio Cunha, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Também é possível agendar a doação por telefone ou WhatsApp através dos números (31) 3829-9600 ou (31) 99686-1060 / 98480-8199.

A importância da doação

Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. Além disso, o ato de doar traz benefícios para o próprio doador, como a verificação regular da saúde e a sensação de bem-estar por ajudar o próximo.

Chamada à ação

O Hospital Márcio Cunha faz um apelo à população para que compareça em maior número e doe sangue. "Cada doação é fundamental para garantir a segurança de nossos pacientes. Convidamos a todos a se solidarizarem com essa causa e a ajudarem a salvar vidas", finaliza a Dra. Elisa.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas