03/10/2024 às 08h55min - Atualizada em 03/10/2024 às 08h55min

Pesquisa DATATEMPO indica liderança de Gustavo Nunes na disputa pela Prefeitura de Ipatinga

De acordo com a pesquisa, o segundo colocado é o candidato do Progressistas, Heleno do Hospital

OTEMPO
Foto: divulgação

Uma recente pesquisa realizada pelo instituto DATATEMPO aponta que o atual prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), está liderando a corrida pela reeleição. O levantamento, realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, mostra que Nunes acumula 37% das intenções de voto, destacando-se 21 pontos percentuais à frente de seu principal concorrente, Heleno do Hospital (PP), que é citado por 16% dos entrevistados. O ex-prefeito Sebastião Quintão (MDB) aparece logo atrás, com 14,4% das intenções.

Em um cenário onde outros candidatos disputam os votos, cinco postulantes estão tecnicamente empatados na quarta posição, considerando a margem de erro de 4,38 pontos percentuais. Nardyello Rocha (PSD) lidera esse grupo com 4,8%, seguido por Coronel Edvanio (Novo) com 4,4%, Jadson (PRTB) com 4,2%, Alê Silva da Saúde (PRD) com 2,8% e Dr. Michael Ribeiro (PSOL) com 1,8%. O candidato Glauber Machado (PSTU) não obteve pontuação, mas está empatado tecnicamente com os mencionados.

Um fator relevante na corrida é a recente renúncia de Nardyello Rocha, que declarou apoio a Heleno do Hospital, alegando falta de recursos para continuar sua campanha. Considerando apenas os votos válidos, Gustavo Nunes alcança 43,3%, enquanto Heleno do Hospital chega a 18,7% e Quintão a 16,9%.

No cenário espontâneo, onde os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Nunes também se mantém na liderança, com 33,4% das menções. Heleno e Quintão seguem em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 12% e 9,8%. Notavelmente, 22,6% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam, e 10,4% planejam votar em branco ou nulo.

Para a cientista social Bruna Assis, da DATATEMPO, os dados indicam que os três primeiros candidatos têm bases de apoio mais consolidadas. Ela destaca que 50,2% dos eleitores afirmam não mudar seu voto, enquanto muitos candidatos enfrentam altos índices de desconhecimento, superiores a 40%, o que pode dificultar suas chances de reverter a situação.

A eleição para a Prefeitura de Ipatinga, marcada para o próximo domingo, não contará com segundo turno, o que torna ainda mais crucial o momento para os candidatos consolidarem seus apoios e estratégias.

Todos os dados acima são do DATATEMPO e foram publicados pelo jornal “OTempo”.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas