04/08/2024 às 06h37min - Atualizada em 04/08/2024 às 06h37min

Dia dos Pais deve injetar R$ 2,4 bilhões no comércio mineiro, diz pesquisa

Cerca de 11,5 milhões de consumidores mineiros pretendem ir às compras

Diario do Comércio
Dia dos pais é a terceira melhor data para o comércio | Foto: Alessandro Carvalho / Diário do Comércio
Considerada a terceira data comercial mais importante do Brasil, o Dia dos Pais deve levar cerca de 11,5 milhões de consumidores mineiros às compras e injetar R$ 2,4 bilhões no comércio de Minas Gerais.

O tíquete médio esperado é de R$ 178, um pouco abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior, que foi de R$ 206, segundo dados da pesquisa Dia dos Pais 2024, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).


Segundo o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, a redução no tíquete deste ano frente ao anterior demonstra uma certa cautela por parte dos consumidores.

“Eles estão um pouco retraídos em relação aos gastos, entretanto, o apelo emocional da data, aquele sentimento de gratidão, o que o pai representa na vida das pessoas, está se sobrepondo a isso e fazendo as pessoas irem às compras. É aquela sazonalidade que acontece e acaba movimentando o comércio“, avaliou.

O entrave no momento, que não deve ajudar a alavancar ainda mais os números, é o cenário econômico que o País enfrenta, considerou o economista.

“Temos algumas variáveis que pesam muito, por exemplo, o crédito que está caro e a taxa de juros que ainda se mantém em alta. Mesmo com o emprego melhorando, a forma com que usamos o capital de terceiros, que é o crédito, está muito cara. Com isso, mesmo começando a sentir alguma redução da taxa de juros, com uma melhora das variáveis macroeconômicas, ainda temos a depreciação do Real frente ao Dólar, que enseja um ambiente de desconfiança para o consumidor”, explicou.

Veja, a seguir, mais detalhes da pesquisa.

Quem vai receber o presente de Dia dos Pais
O levantamento aponta que 11,5 milhões de mineiros (66%) vão presentear na data, sendo que, desse total, 40,7% vão presentear seu próprio pai, enquanto 18,5% vão dar presente para o pai dos seus filhos e outros 11,1% vão presentear os sogros.

“Independente do cenário econômico, sempre vamos ter algum pai pra dar aquele presente. Com isso, os lojistas têm que estar preparados para vender, mas, para isso, é necessário oferecer um atendimento customizado e ter uma temática bem forte no comércio para o Dia dos Pais”, considerou o economista.

Maioria deixa pra comprar presente de última hora
Já é possível ver vários varejistas trabalhando com promoções, pois o preço é a variável mais forte que atrai o consumidor, disse Silva. Na pesquisa da FCDL, quando questionados se já sabem o que comprar, a maioria dos entrevistados (62,2%) afirmou que ainda não se decidiu e que vai deixar a compra para última hora.

Os dados também mostram que 51,1% dos consumidores vão realizar suas compras em lojas físicas, 31,1% irão concentrar suas compras nas lojas on-line (internet) e 17,8% vão comprar nas duas modalidades.

Os presentes favoritos de Dia dos Pais em 2024

Com relação às opções de presentes, 50,0% dos entrevistados vão optar por itens de vestuário, enquanto 19,4% darão preferência para os cosméticos e perfumaria, outros 9,7% irão adquirir produtos do ramo de calçados e 8,1% pretendem comprar produtos alimentícios em supermercados/hipermercados.

Quando se trata de meios de pagamentos no comércio para este Dia dos Pais, o cartão de crédito lidera o ranking, com 71,1% das preferências. Em seguida temos o PIX, com 20,0% das preferências na hora de pagar as compras.

“Os lojistas têm que buscar fazer o seu melhor para conseguir aproveitar as oportunidades de negócios com o Dia dos Pais. E, aqueles que realmente souberem trabalhar a data, que conseguirem trabalhar os produtos que ele está vendendo, gerando experiências positivas para o consumidor, terá muito êxito nas vendas. E êxito nas vendas implica em melhor faturamento e, para a empresa, a certeza de melhor saúde financeira”, finalizou o economista da FCDL.
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