23/12/2023 às 21h59min - Atualizada em 23/12/2023 às 21h59min

Vacina contra dengue: Saiba quem pode tomar a Qdenga e quando começa a campanha

Vacina desenvolvida por laboratório japonês é a segunda aprovada pela Anvisa e a primeira integrada ao Programa Nacional de Imunizações. Primeiras doses previstas para fevereiro

Vacina contra a dengue — Foto: Reprodução
A partir de fevereiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) incluirá a Qdenga, uma vacina contra a dengue, em seu rol de disponibilidade. O Ministério da Saúde anunciou oficialmente a incorporação da Qdenga ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) durante a quinta-feira (21).

Embora já exista no país uma vacina aprovada para combater a dengue, a Qdenga será a pioneira oferecida no sistema de saúde público.


O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga, também conhecida como TAK-003, é um imunizante contra a dengue desenvolvido pela empresa farmacêutica japonesa Takeda Pharma. A aprovação deste imunizante foi sancionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.

Esta vacina contém vírus vivos atenuados da dengue, o que resulta na indução de respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

Quem pode se vacinar com a Qdenga?
Segundo as diretrizes da Anvisa, a vacina Qdenga é indicada para indivíduos com idades entre 4 e 60 anos. Não foram realizados estudos para avaliar a eficácia desta vacina em pessoas com mais de 60 anos.

Além disso, tanto pessoas que já tiveram dengue quanto aquelas que nunca foram infectadas podem receber a vacina Qdenga. Esta é a primeira vacina aprovada no país para indivíduos que não tiveram contato com o vírus da dengue.

No entanto, não podem ser imunizadas com esta vacina aquelas pessoas que possuem alergia a algum dos componentes, apresentam comprometimento do sistema imunológico ou condições imunossupressoras, bem como gestantes e lactantes.

A vacinação com a Qdenga será gratuita?
A partir da aprovação pela Anvisa em março, clínicas privadas começaram a disponibilizar a vacina Qdenga para seus clientes.

Agora, o imunizante produzido pela Takeda Pharma passa a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que oferece gratuitamente vacinas pelo SUS.

Quando será iniciada a aplicação da Qdenga?
A previsão é de que a vacinação com a Qdenga comece em fevereiro, porém, não será em larga escala. Segundo informações do Ministério da Saúde, o SUS disponibilizará 6,2 milhões de doses ao longo de 2024.

Como a vacina é administrada em um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, cerca de 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas no próximo ano.

Essas doses serão destinadas a "públicos e regiões prioritárias", conforme informado pelo órgão, embora não tenham sido fornecidos detalhes adicionais.

As aplicações serão distribuídas ao longo do ano, seguindo o calendário de entrega das doses estabelecido pelo fabricante, com uma distribuição prevista de 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1,650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro e 421 mil em novembro.

Quais são os efeitos colaterais da Qdenga?
Os estudos clínicos indicam que reações adversas podem ocorrer geralmente dentro de dois dias após a administração da vacina. Essas reações foram relatadas como sendo de leve a moderada gravidade, com duração de 1 a 3 dias.

️ Importante: estas reações NÃO tornam a vacina contraindicada quando administrada no público correto.

Os efeitos colaterais mais frequentemente relatados foram:

Dor no local da injeção (50%);
Dor de cabeça (35%);
Dor muscular (31%);
Vermelhidão no local da injeção (27%);
Mal-estar (24%);
Fraqueza (20%);
Febre (11%).
Após a segunda dose da Qdenga, as reações tendem a ser menos frequentes.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas