20/09/2023 às 17h54min - Atualizada em 20/09/2023 às 17h54min

Ipatinga pausará temporariamente oito leitos de UTI no HMEM para otimização de recursos

A medida foi tomada devido a diminuição do repasse feito pelo Governo Federal

Redação
Foto: divulgação

Em resposta ao cenário econômico desafiador e à consequente diminuição do repasse de verbas pelo Governo Federal, a Secretaria de Saúde de Ipatinga anunciou uma medida significativa relacionada à gestão dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Eliane Martins (HMEM).

Baseada em estudos recentes, a decisão visa pausar temporariamente o funcionamento de 8 leitos da UTI 3 do HMEM. No entanto, a administração destaca que, apesar da suspensão desses leitos, ainda manterá outros 20 leitos operacionais. Isso representa uma capacidade de atendimento duas vezes maior em comparação ao período pré-pandemia em 2020, quando o HMEM contava com apenas 10 leitos de UTI.

A situação financeira tem forçado diversos municípios, incluindo Ipatinga, a adotar medidas de ajuste. Uma das razões alegadas pela Prefeitura é o elevado custo diário de um leito de UTI. Muitos desses custos não são completamente cobertos pelo Governo Federal, cabendo ao município uma parcela significativa do investimento.

Atualmente, além dos leitos disponíveis no HMEM, o município conta ainda com 37 leitos em hospitais conveniados. São eles distribuídos em 2 Unidades de Isolamento, UTI Adulto Tipo II com 15 leitos, UTI Adulto Tipo III e UTI Coronariana, ambos com 10 leitos.

Apesar da reestruturação, a saúde e bem-estar da população continuam como foco principal da administração municipal. Há projetos em andamento para expansão e melhorias no HMEM, incluindo a adição de novos leitos e a inauguração de um Centro de Terapia Intensiva no bloco B.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas