07/08/2023 às 11h15min - Atualizada em 07/08/2023 às 11h15min

Atriz Aracy Balabanian morre aos 83 anos após lutar contra câncer de pulmão

Aracy estava internada na Clínica São Vicente na Zona Sul do Rio de Janeiro e faleceu na manhã desta segunda-feira(7).

Redação
Foto: Reprodução

A atriz Aracy Balabanian, conhecida por seus papéis icônicos na televisão brasileira, faleceu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos, na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Aracy lutava contra um câncer de pulmão desde o final do ano passado.

Uma das últimas imagens públicas de Aracy foi um encontro com a atriz Claudia Raia e seu filho, Luca, durante uma visita ao Rio de Janeiro no mês passado.

Nascida em 22 de fevereiro de 1940, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian era filha de imigrantes armênios. Aos 12 anos, ela já se reconhecia como atriz, e seu desejo foi despertado após assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa em São Paulo.

Apesar de enfrentar a rejeição do pai, que era contra a carreira artística, Aracy persistiu em seu sonho e começou sua trajetória nos palcos. Ela se tornou uma das atrizes mais reconhecidas e amadas do Brasil.

Na televisão, ela estreou na Rede Globo em 1976, e em 1980, ganhou destaque com o papel de Dona Armênia na novela "Chega Mais". Em 1990, interpretou novamente Dona Armênia em "Rainha da Sucata", e o sucesso do personagem a levou a repeti-lo em "Deus nos Acuda", em 1992.

Outro papel marcante na carreira de Aracy foi a manipuladora Filomena em "A Próxima Vítima", de 1995. No entanto, a consagração definitiva veio com a personagem Cassandra em "Sai de Baixo", em 1996, uma socialite decadente que cativou o público com suas tiradas humorísticas.

A partida de Aracy Balabanian deixa um vazio na cultura brasileira, mas seu talento e contribuições para o entretenimento do país permanecerão vivos na memória e no coração dos fãs e colegas de profissão. Descanse em paz, Aracy.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas