26/04/2023 às 13h47min - Atualizada em 26/04/2023 às 13h47min

Presidente da China e da Ucrânia tentam acordo para o fim da guerra

Apesar do acontecimento inesperado vindo por parte de um aliado da Rússia, Zelensky demonstrou ter achado positivo esse acontecimento

Redação
Foto: Reprodução

O presidente da China, Xi Jinping, em conversa, nesta quarta-feira (26), com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, confirmou que o país enviará representantes à Ucrânia e fará a tentativa de abrir negociações de paz. 

Zelensky chegou até mesmo a postar em seu Twitter que o telefonema inesperado foi “longo e significativo”. 

“Acredito que esta ligação, assim como a nomeação do embaixador da Ucrânia na China, dará um forte impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais”, acrescentou Zelensky. 


A estatal chinesa CCTV reportou que, na conversa, Xi anunciou que serão enviados representantes chineses para a Ucrânia, apesar que não se sabe ao certo quem seriam esses possíveis representantes. 

Em abril, Xi Jinping disse que estava disposto a conversar com Zelensky. 

Após este ocorrido, o vice-chefe do departamento da Eurásia do Ministério das Relações Exteriores chinês, Yu Jun, chegou a dizer que o telefonema demonstra a posição de imparcialidade da China. 

“O que a China fez para ajudar a resolver a crise na Ucrânia foi honesto”, disse Yu. 


O Ministério de Relações Exteriores da Rússia deixou sua manifestação sobre o que achou desta conversa ter acontecido na data de hoje dizendo: 

“Notamos a prontidão do lado chinês em fazer esforços para estabelecer um processo de negociação”, disse a porta-voz do Ministério, Maria Zakharova.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas