24/04/2023 às 13h07min - Atualizada em 24/04/2023 às 13h07min

Embraer firma acordo com empresas portuguesas para desenvolvimento de aeronave Super Tucano

Os investimentos realizados pela Embraer em Portugal, na OGMA e em duas fábricas no Parque Industrial de Évora, somam US$ 500 milhões

Redação
Foto: Ricardo Stuckert/ PR

A Embraer assinou, nesta segunda-feira (24), em Lisboa, um memorando de entendimento com diversas empresas aeroespaciais portuguesas para o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal e fabricação da aeronave Super Tucano, destinada a combate aéreo. A cerimônia ocorreu nas instalações da empresa OGMA e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial ao país, e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

O acordo foi firmado com as empresas OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação (ETI) e GMVIS Skysof. Segundo comunicado da Embraer, o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, é um dos desdobramentos do acordo.

A aeronave em questão foi desenvolvida para atender às necessidades dos países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar de defesa coletiva entre países norte-americanos e europeus, da qual Portugal faz parte. A Embraer destacou ainda o potencial da aeronave no mercado internacional.

Investimentos da Embraer em Portugal

Os investimentos realizados pela Embraer em Portugal, na OGMA e em duas fábricas no Parque Industrial de Évora, somam US$ 500 milhões. De acordo com contrato entre a Embraer e o governo português, a Força Aérea Portuguesa receberá cinco aeronaves KC-390, uma por ano, a partir de 2023, pelo valor de 872 milhões de euros.

Antes da cerimônia de assinatura do memorando de entendimento, Lula participou de um fórum empresarial realizado no CEiiA, localizado em Matosinhos, região da cidade do Porto. A instituição também colaborou com a Embraer no projeto do avião cargueiro KC-390 e mantém parcerias com diversas empresas e entidades brasileiras ligadas à tecnologia e inovação no Brasil.

Viagem a bordo de um KC-390

Parte da comitiva presidencial entre Matosinhos e Lisboa ocorreu a bordo de um KC-390, conduzido pelo comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do Ar, Marcelo Damasceno. Em publicação nas redes sociais, Lula destacou a parceria industrial entre os países: “Voei com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, no KC-390, cargueiro da Força Aérea Portuguesa, produzido em parceria entre a OGMA e a brasileira Embraer. Exemplo de parceria industrial entre nossos países”.

O memorando de entendimento entre a Embraer e as empresas portuguesas é mais um passo na estratégia da empresa de consolidar


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas