18/04/2023 às 17h41min - Atualizada em 18/04/2023 às 17h41min

Governo Federal anuncia recomposição orçamentária de universidades e institutos federais de ensino

O governo também deve anunciar a retomada de obras paralisadas nas universidades e institutos, informou o ministro

Redação
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (18), em Brasília, que o governo federal irá recompor o orçamento das universidades e institutos federais de ensino, que sofreram cortes nos últimos anos. O anúncio será feito em reunião de reitores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para esta quarta-feira (19), no Palácio do Planalto.

Durante o evento Educação Já, promovido anualmente pela organização Todos Pela Educação, o ministro afirmou que o compromisso do presidente é anunciar a recomposição orçamentária, dialogando com reitores e reitoras. Santana não quis adiantar valores que, segundo ele, serão anunciados pelo próprio presidente.

O governo também deve anunciar a retomada de obras paralisadas nas universidades e institutos, informou o ministro. A recomposição orçamentária foi viabilizada por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição aprovada no fim do ano passado.

Além da recomposição, o Ministério da Educação anunciou a disponibilização de R$ 200 milhões, por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR), para a implantação de núcleos de atendimento psicossocial para crianças e adolescentes nas escolas do ensino básico em todo o país. Essa medida faz parte das ações de enfrentamento à crise de violência escolar vivida pelo país, com casos de atentado e ameaças de ataques disseminadas nas redes sociais

O presidente Lula também promoveu uma reunião com os chefes dos poderes Judiciário e Legislativo, ministros de Estado, governadores, entidades representativas de prefeitos e parlamentares para discutir políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. A ideia é criar estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais e de combate aos discursos de ódio e ao extremismo.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas