17/04/2023 às 09h32min - Atualizada em 17/04/2023 às 09h32min

A repercussão das falas de Lula sobre a guerra na Ucrânia

Desde sua visita a China, declarações do presidente brasileiro tem causado questionamentos

Redação
Foto: Reprodução

As falas de Lula em sua viagem a China, em que comentou sobre a guerra na Ucrânia vem causando atrito e desconforto, a situação ficou mais desconfortável ainda quando ele citou os EUA como se o país “incentivasse” o conflito. 

Por parte dos EUA houve o questionamento se o motivo das falas foi o de agradar o governo Chinês. 


Neste domingo (16) Lula fez duras críticas a Ucrânia pelo conflito ainda estar durando muito tempo e destacou em suas falas que a guerra só está de pé porque tanto a Ucrânia quanto a Rússia querem lutar entre si. 

De acordo com recentes entrevistas de diplomatas americanos a jornais locais, foram destacados por eles que a Ucrânia é a vítima da história, pois foi invadida sendo um país soberano. 

E que os Estados Unidos contribuem pelo bem da Europa como um todo.
“Do jeito que está a coisa, a paz está muito difícil. O presidente Putin não toma iniciativa de paz. O Zelensky não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade dessa guerra. Acho que nós temos que sentar numa mesa e dizer: chega", disse Lula.
Hoje dia 17 o ministro russo dos negócios estrangeiros, Sergey Lavrov, chegou ao Brasil para se reunir com membros do governo Lula. 

O chanceler russo também fará visitas a Cuba, Nicarágua e Venezuela, com foco em uma viagem de 5 dias pela América Latina. 

De acordo com o que disse o ministério russo dos negócios estrangeiros, o objetivo é fortalecer os laços da Rússia com as principais democracias latino-americanas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas