31/01/2023 às 13h38min - Atualizada em 31/01/2023 às 13h38min

Advogado do Betim alega conflito de interesse e julgamento que decide o futuro do Ipatinga é suspenso; será julgado ainda hoje (31)

André Sica, nomeado pelo clube de Betim para defender os interesses da equipe no julgamento, disse que também é advogado da CBF, parte interessada no caso

Redação
Foto: Reprodução

O destino do Ipatinga FC no Campeonato Mineiro está sendo decidido na tarde desta terça-feira (31) em um julgamento no formato plenário virtual no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Após o conceituado advogado André Sica, nomeado para defender o Betim Futebol no julgamento, afirmar que por ser advogado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não poderia defender o Betim por conflito de interesses, o julgamento foi suspenso e será retomado após a realização das demais pautas marcadas para serem julgadas hoje. 


O advogado pediu ao relator do caso, o auditor Dr. Paulo Sérgio, que o julgamento fosse adiado. Pela gravidade e pela necessidade de urgência da causa, o relator disse que a ação deve ser julgada hoje "de qualquer maneira", mas que colocaria a pauta em último na fila do dia para que o Betim Futebol conseguisse outro advogado "capaz de exercer o direito de defesa" do clube. 

Na ação, o Betim busca tomar a vaga do Ipatinga na primeira divisão do mineiro, alegando que o Tigre falsificou documentos de atletas na última edição do Campeonato Mineiro do Módulo II. 

Na instância inferior, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Minas Gerais, o Ipatinga foi punido com multa e com a suspenção do presidente Nicanor Pires pelo período de 540 dias. O Betim entrou com recurso na instância superior da justiça desportiva pedindo que o Ipatinga perca pontos como punição, fazendo com que o Betim, terceiro colocado no Módulo II, fique com a vaga na elite. 

Auditores do TJD, em sua decisão, entenderam que as punições cabíveis ao Ipatinga FC deveriam ser administrativas. O Campeonato Mineiro chegou a ser proibido de iniciar devido à uma liminar expedida pelo STJD, mas, com o julgamento do TJD, o campeonato foi liberado e apenas as partidas envolvendo o Tigre foram suspensas. 

A decisão do STJD sairá ainda hoje, quando saberemos se o Tigre enfrentará o Atlético MG no Ipatingão no sábado. 


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas