05/10/2024 às 13h31min - Atualizada em 05/10/2024 às 13h31min

Urnas de Governador Valadares e mais 35 cidades mineiras passam por auditoria nas eleições; confira a lista completa

Trinta das 33 urnas passarão por esse processo padrão, enquanto três urnas da Escola Estadual Pandiá Calógeras

TRE-MG apresenta seções eleitorais onde as urnas serão auditadas nas eleições municipais de 2024 | Foto: TRE-MG
Na manhã deste sábado (5 de outubro), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) promoveu uma audiência pública para apresentar as seções eleitorais que terão suas urnas auditadas nas eleições municipais de 2024. Ao todo, 43 urnas eletrônicas de 36 municípios incluindo Governador Valadares, passarão por testes rigorosos que visam garantir a segurança e confiabilidade do processo eleitoral.

A auditoria será realizada por meio de dois testes principais: o de autenticidade e o de integridade. O teste de autenticidade será aplicado em dez urnas e tem como objetivo verificar se os sistemas instalados são os corretos, utilizando um software aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse processo ocorre diretamente nas cidades onde as urnas estão alocadas.


Já o teste de integridade, aplicado nas 33 urnas restantes, busca confirmar se os votos registrados eletronicamente correspondem exatamente aos votos físicos simulados durante o teste. As urnas destinadas a esse procedimento são recolhidas das seções eleitorais escolhidas e levadas para Belo Horizonte, onde serão auditadas. Durante o processo, são realizados votos simulados em cédulas de papel, que, posteriormente, são digitados nas urnas eletrônicas. Ao final do dia, os resultados da votação eletrônica são comparados com os votos de papel, assegurando a integridade do sistema. Esse processo é monitorado de perto por auditores e registrado em vídeo.

Cristiana Martins Gualberto, juíza auxiliar da Corregedoria do TRE-MG e presidente da Comissão de Auditoria, reforçou a transparência do processo: “Todos os votos inseridos são monitorados e gravados, garantindo que o boletim final da urna seja comparado com o registro no sistema, assegurando que não haja divergências”.

Trinta das 33 urnas passarão por esse processo padrão, enquanto três urnas da Escola Estadual Pandiá Calógeras, em Belo Horizonte, contarão com a participação de eleitores voluntários. Após a votação oficial, os eleitores utilizarão suas impressões digitais para simular novos votos, testando a integridade do sistema biométrico.

Escolha das urnas

As seções eleitorais que participarão da auditoria foram selecionadas durante a audiência pública, que contou com a presença de representantes de órgãos como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), partidos políticos e a imprensa. A escolha das urnas se deu por sorteio, com a utilização de bolinhas numeradas, similar ao procedimento de sorteios de loterias.

As urnas serão recolhidas pelo TRE-MG ainda neste sábado, utilizando diferentes meios de transporte, como carros, helicópteros e até aviões. Após a coleta, elas serão imediatamente substituídas por outras urnas para garantir o andamento normal das eleições.

Confira abaixo as cidades mineiras onde as urnas serão testadas: (lista de cidades):

Alterosa
Alto Caparaó
Araguari
Barão de Cocais
Belo Horizonte
Bocaina de Minas
Caeté
Consolação
Contagem
Cristiano Otoni
Formiga
Governador Valadares
Guanhães
Itamarandiba
Itaúna
Juiz de Fora
Lavras
Lima Duarte
Mariana
Montes Claros
Ouro Preto
Peçanha
Perdões
Piumhi
Pompéu
Pouso Alegre
Salinas
Santa Luzia
São Gonçalo do Sapucaí
São João Del Rei
Sete Lagoas
Silveirânia
Três Corações
Uberaba
Uberlândia
Vespasiano
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas