05/09/2024 às 12h05min - Atualizada em 05/09/2024 às 12h05min

Em áudio vazado prefeito de Ipatinga acusa Copasa de sabotar abastecimento de água; ouça

No áudio, ele pede para que uma secretária procure a empresa para resolver os problemas citados

Redação
Foto: reprodução

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, protagonizou um novo capítulo na briga com a empresa de abastecimento de água e esgoto de Ipatinga. Em um áudio vazado nas redes sociais, o prefeito acusa a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) de sabotar o abastecimento de água em determinados bairros, como retaliação à nova licitação do serviço de água e esgoto.

No áudio, Nunes direciona duras críticas ao superintendente da Unidade de Negócio Leste (UNLE) da Copasa, Albino Campos, alegando que o mesmo estaria ignorando as solicitações da prefeitura e agindo de má-fé. O prefeito cita a falta de água em bairros como Planalto, Alto do Bom Jardim e Nova Esperança, contrastando com a situação de outras regiões da cidade, como Canaã, Cariru e Castelo.

"Eles estão de sacanagem esse pessoal da Copasa. Esse Albino, Deus que me perdoa que eu vou falar aqui agora, mas parece que tá fazendo é na sacanagem pra boicotar a prefeitura, porque é engraçado que a água começou a faltar só depois do dia que nós publicamos o edital da nova licitação de água e esgoto aqui em Ipatinga e eles tão morrendo de medo de perder a licitação aqui em Ipatinga", afirma o prefeito no áudio.

O prefeito também menciona uma ação judicial movida pela prefeitura contra a Copasa, que foi parcialmente atendida pela Justiça. No entanto, a empresa recorreu da decisão, alegando que a falta de água se deve a fatores como o calor e a seca. O prefeito, por sua vez, questiona essa justificativa, argumentando que a falta de água está concentrada em determinados bairros e não afeta toda a cidade.

“Nós entramos com uma ação na justiça, aqui em primeira instância, contra a Copasa, o doutor Luiz Flávio concedeu eliminar, obrigando a Copasa que tem que abastecer a comunidade lá, nem que fosse com caminhão pipa. Aí, a Copasa teve a cara de pau de recorrer no Tribunal de Justiça, alegando que está faltando água por conta do calor e do alto consumo e da seca. Mas por que falta água só no Planalto, no Nova Esperança e no alto do Bom Jardim, no Canaã não falta água, lá no Cariru e no Castelo, que é onde os chefões ricos da Copasa moram lá? Porque a seca é para a cidade inteira, ué”, questionou o prefeito.

Ouça o áudio:

 


Resposta da Copasa

Em nota enviada ao Vale 24 Horas, a Copasa, por sua vez, atribuem a falta d'água a problemas técnicos, como a falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água e o rompimento de adutoras. A empresa afirma estar trabalhando para solucionar os problemas e normalizar o abastecimento o mais rápido possível.

A Copasa destacou ainda que tem atendido às solicitações dos clientes e que está investindo em melhorias no sistema de abastecimento. A empresa também ressalta a importância de registrar as ocorrências nos canais de atendimento para que as equipes possam agir de forma mais eficiente.

Nota na íntegra

A Copasa informa que, nos últimos dias, ocorreram intermitências no abastecimento de água em alguns bairros de Ipatinga, conforme comunicado à população por meio de Cards informativos e no site da companhia.

Na segunda-feira 26/08/2024, ocorreram interrupções no abastecimento, devido à falta de energia elétrica, por parte da concessionária responsável, no complexo da Estação de Tratamento de Água - ETA SIVA que abastece todo o município, conforme protocolos nºs 2967089596, 296712488 e 2967693034.

No bairro Bom Jardim, houve o rompimento de uma adutora de água tratada DN 200mm, que abastece a região. O incidente ocorreu em 02/09/2024, segunda-feira, na Rua Pedro Nolasco, no bairro Ideal, e a manutenção foi concluída no mesmo dia.

Especificamente no bairro Planalto, o problema foi causado por um vazamento não visível, detectado em 04/09/2024, quarta-feira, na esquina da Av. Londrina com a Rua Mangaratiba. O reparo foi prontamente realizado, e o abastecimento no bairro já está normalizado.

Para agilizar o atendimento, a Copasa orienta que os clientes registrem qualquer problema em relação ao abastecimento de água com o endereço correto, gratuitamente, nos canais de relacionamento da empresa: pelo 0800 0300 115 e Central de Atendimento “115”; Agência Virtual, no site www.copasa.com.br; ou pelo aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android. As ocorrências também podem ser registradas pelo WhatsApp (31) 99770 7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Assim as demandas serão encaminhadas diretamente ao sistema de gerenciamento e repassadas imediatamente às equipes da empresa agilizando o atendimento.

A Copasa informa que todas as reclamações de falta de água recebidas nos canais de relacionamento da companhia, são tratadas como prioridade e realiza as correções das inconformidades, a tempo e modo, reafirmando, assim, o seu compromisso em buscar a universalização dos serviços de abastecimento de água, com qualidade, de forma sustentável, segurança e respeito à população de Ipatinga.
 


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