19/07/2024 às 14h38min - Atualizada em 19/07/2024 às 14h38min

Operação Impetus prende membros de facção e apreende drogas no Planalto em Ipatinga

A operação teve início após a distribuição de uma carta informando a nova gerência do tráfico de drogas no bairro

Redação
Foto: divulgação/ PCMMG

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio de uma ação conjunta entre a Delegacia de Homicídios de Ipatinga e a Polícia Militar de Minas Gerais, deflagrou na manhã desta sexta-feira (19) a Operação Impetus, em resposta à conclusão de inquérito policial instaurado para apurar os crimes denominados “Chacina do Planalto”, ocorridos em 24 de maio, no bairro Planalto, em Ipatinga.

O crime em questão foi o duplo homicídio consumado e um homicídio tentado, contra indivíduos pertencentes a uma facção criminosa de Governador Valadares que emitiram uma “carta” impressa à população do Planalto, informando a nova gerência do tráfico de drogas e um “novo” comando organizado dessa facção criminosa, tentando intimidar toda a população com ordens de silêncio.

Esses indivíduos que distribuíram essa carta (amplamente divulgada nas redes sociais) foram executados a tiros e a terceira vítima foi ferida e se fingiu de morta, na esquina das ruas Sete e Dezessete do bairro Planalto, local onde as vítimas foram surpreendidas por homens armados e sofreram múltiplos disparos de arma de fogo.

A Operação Impetus, coordenada pela integração das agências de inteligência das forças de segurança, prendeu os autores desse duplo homicídio e do homicídio tentado. Foi esclarecido que a motivação do crime foi a tentativa de tomada dos pontos de tráfico no Planalto, resultando na execução desses indivíduos (sendo as vítimas dois homens de 19 e 23 anos e um menor de 17 anos), que foram assassinados pelos suspeitos presos na operação de hoje.

Veja o vídeo:


 

Foram cumpridos nesta ação, sete mandados de prisões preventivas e sete mandados de busca e apreensão, com apoio tático da aeronave da PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) e apoio tático do Canil da PCMG.

A ação deflagrada ocorreu no bairro Planalto, em Ipatinga, e no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, em localizações normais, não existindo um “QG” ou local específico da organização criminosa que foi presa hoje. Houve certa resistência e tentativa de fuga, porém a ação policial foi um sucesso.

Os resultados foram a prisão de 7 (sete) indivíduos, todos envolvidos nos homicídios e no tráfico de drogas, sendo um homem de 24 anos, um homem de 28 anos, um homem de 26 anos, um homem de 22 anos, um homem de 27 anos, um homem de 30 anos e um homem de 29 anos.

Além dos presos, houve a apreensão de porções de substâncias entorpecentes como maconha e cocaína. As amas identificadas como usadas nos homicídio foram 01 (uma) pistola calibre .40, 01 (uma) espingarda calibre 12, 01 (uma) pistola calibre .380 e 01 (um) revólver calibre .38.

A PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) participou ativamente na ação com 37 (trinta e sete) policiais civis, 08 (oito) viaturas, canil e um helicóptero, enquanto que a PM participou com 13 viaturas e um efetivo de 35 (trinta e cinco) policiais. A operação foi coordenada pelo Delegado Geral Marcelo Franco Marino e pelo Capitão da PMMG Luiz Carlos Oliveira Dias.

As forças de segurança comemoram os resultados e reafirmam o compromisso com a sociedade ipatinguense quanto ao combate à criminalidade, contando com o apoio da população que deve sempre denunciar.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas