10/06/2024 às 22h18min - Atualizada em 11/06/2024 às 10h00min

Brasil busca informações sobre 143 foragidos do 8/1 na Argentina

O Brasil deu um passo formal na busca por 143 foragidos da Justiça, investigados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Rede Social

O Brasil deu um passo formal na busca por 143 foragidos da Justiça, investigados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, ao solicitar informações à Argentina sobre a possível presença deles em território vizinho. A embaixadora brasileira em Buenos Aires entregou um ofício do Supremo Tribunal Federal (STF) com a lista de nomes na última sexta-feira (7/6).

Essa ação ocorre após a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, que cumpriu 50 mandados de prisão em diversos estados brasileiros, incluindo pessoas já condenadas e que não se apresentaram para cumprir a pena.

A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou no sábado (8/6) não ter conhecimento sobre o paradeiro dos foragidos em seu país e negou ter recebido qualquer pedido de extradição do Brasil. "Até agora, não temos nenhuma informação desse tipo. Não temos alerta vermelho sobre essas pessoas", disse Bullrich em entrevista.

A busca por informações sobre os foragidos na Argentina ganhou força após um grupo de deputados federais bolsonaristas defender o asilo político para os envolvidos nos atos de 8de janeiro em frente ao Congresso argentino no final de maio.

A Operação Lesa Pátria continua investigando e condenando indivíduos por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bens protegidos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas