10/04/2024 às 08h49min - Atualizada em 10/04/2024 às 09h00min

Starlink de Musk oferece 50% de desconto em internet para o Brasil

Empresa do bilionário volta a anunciar promoção após repercussão de críticas ao ministro do STF.

Foto: Rede Social
A Starlink, empresa de internet por satélite de Elon Musk, voltou a oferecer desconto de 50% em pacotes de internet para clientes do Brasil. A promoção, iniciada em 5 de abril, reduz pela metade o preço do kit da empresa, com mensalidade sem impostos de R$ 184 até 30 de abril.

O anúncio ocorre em meio à escalada de conflito entre Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O empresário ameaçou descumprir o bloqueio de contas investigadas na plataforma X (ex-Twitter), o que levou Moraes a incluí-lo como investigado no inquérito das milícias digitais.


Starlink domina mercado de internet por satélite no Brasil

Segundo levantamento da BBC News Brasil, a Starlink lidera o mercado de internet por satélite no Brasil, especialmente em regiões mais isoladas, como os estados da Amazônia Legal. Até julho de 2023, 90% das cidades da região usavam provedores de banda larga fixa por satélite da empresa de Musk.

Moraes investiga Musk por obstrução à Justiça e incitação ao crime

Além de incluir Musk no inquérito das milícias digitais, Moraes também decidiu apurar a conduta do bilionário por crime de obstrução à Justiça, "inclusive em organização criminosa e em incitação ao crime".

A escalada de críticas começou no sábado (6.abr), quando Musk questionou por que Moraes "exige tanta censura no Brasil". O empresário respondeu a uma publicação do ministro no X de 11 de janeiro, após acusações do jornalista norte-americano Michael Shellenberger de que Moraes "lidera um caso de ampla repressão da liberdade de expressão no Brasil".

Musk cogita fechar Twitter no Brasil e critica Moraes

As críticas de Musk se intensificaram e ele chegou a cogitar fechar o Twitter no Brasil e divulgar as exigências de Moraes que, segundo ele, violam leis. O bilionário também chamou o ministro de "tirano", "totalitário" e "draconiano", dizendo que ele deveria "renunciar ou sofrer um impeachment".

Tensão entre Musk e Moraes gera incertezas sobre futuro da Starlink no Brasil

A oferta de desconto da Starlink pode ser vista como uma tentativa de amenizar a imagem da empresa em meio à crise com Moraes. No entanto, a escalada de conflito gera incertezas sobre o futuro da Starlink no Brasil, especialmente em regiões onde a empresa é a principal opção de internet.

 
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas