28/03/2024 às 15h33min - Atualizada em 28/03/2024 às 15h33min

Fabriciano realiza caminhada de conscientização sobre o autismo

Objetivo da caminhada é conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito

Foto: Divulgação/PMCF

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio das Secretarias de Governança da Saúde, Assistência Social e Educacional, em parceria com a OPAA (Organização dos Pais e Amigos dos Autistas), realiza na próxima terça-feira (2) uma caminhada de conscientização.

A concentração está marcada para às 9h na Praça Sérvulo Roque, em frente ao Chiquinho Sorvetes, e seguirá até a Praça da Estação. O objetivo da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito e esclarecer sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O tema da campanha este ano é "Valorize as capacidades e respeite os limites", reforçando a importância de reconhecer os potenciais de cada indivíduo com TEA sem ignorar suas particularidades.

Programação da Semana do Autismo

A caminhada é apenas uma das ações programadas para a Semana do Autismo em Coronel Fabriciano. Durante toda a semana, diversas atividades de sensibilização e conscientização serão realizadas em unidades de saúde, assistência social e escolas municipais da cidade.

No CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), por exemplo, haverá palestras sobre autismo, oficinas para pais e crianças, além de sessões de cinema. A programação completa da Semana do Autismo estará disponível em breve nos canais oficiais da Prefeitura.

O que é o Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que se caracteriza por desenvolvimento atípico, dificuldades na comunicação (verbal e não verbal), na interação social e comportamentos repetitivos.

É importante observar alguns sinais na fase do desenvolvimento da primeira infância, como:

  • Falta de contato visual;
  • Atraso na fala;
  • Dificuldade na interação social;
  • Brincadeiras e assuntos repetitivos;
  • Alterações na marcha;
  • Seletividade alimentar;
  • Hipersensibilidade tátil.

A identificação precoce é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois permite o início da estimulação já nos primeiros anos de vida. Quanto mais cedo a estimulação começar, maiores as chances de um melhor desenvolvimento intelectual, motor, sensorial e em outras áreas.

A fita da conscientização do autismo é formada por peças de quebra-cabeça em cores vivas e brilhantes, representando a diversidade, a inclusão, a esperança e a conscientização da sociedade.

A cor azul do laço do autismo representa a maior incidência de casos no sexo masculino. O quebra-cabeça representa a complexidade do autismo e as cores diferentes representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.

Este ano, o Ministério da Saúde adotou os peixes como símbolo da campanha, reforçando a mensagem de que cada pessoa tem seus próprios talentos e habilidades. A ideia é valorizar os potenciais de cada indivíduo com TEA sem deixar de observar seus limites.

A Prefeitura de Coronel Fabriciano convida toda a população para participar da Semana do Autismo e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas