19/03/2024 às 16h33min - Atualizada em 19/03/2024 às 16h33min

Caso raro de bezerro de duas cabeças e quatro olhos viraliza nos EUA

Um caso raríssimo, que acontece apenas a cada 400 milhões de nascimentos, chamou a atenção do mundo: uma bezerra com duas cabeças nasceu na Breaux Farms, em Cossinade, Louisiana

Foto: Rede Social
Um caso raríssimo, que acontece apenas a cada 400 milhões de nascimentos, chamou a atenção do mundo: uma bezerra com duas cabeças nasceu na Breaux Farms, em Cossinade, Louisiana, nos Estados Unidos. Batizada de Deux Face, em francês "duas caras", a bezerra intriga e comove pela sua luta pela vida.

Quatro olhos, duas bocas e um coração valente:


Deux Face não se limita a ter duas cabeças. O animal possui quatro olhos, duas bocas, duas narinas e duas orelhas. Apesar da complexa fisiologia, a determinação para sobreviver é inspiradora. "As duas bocas se conectam na parte posterior da garganta e funcionam em conjunto. Ela tem dificuldade para levantar a cabeça, mas está ganhando força. Desde o início, a alimentamos com mamadeira", relata Eric Breaux, um dos proprietários da fazenda.


Viral nas redes sociais:

A história de Deux Face rapidamente se espalhou pelas redes sociais. As postagens sobre o caso acumulam milhares de visualizações e os comentários transbordam de mensagens positivas e desejos de recuperação. Alguns internautas chegaram a oferecer valores para adquirir o animal, mas a família Breaux é categórica: "Deux Face não está à venda. Ela faz parte da nossa família".

Superando expectativas:

Contra todas as probabilidades, o bezerro que os veterinários esperavam que não resistisse muitas horas já se aproxima do primeiro mês de vida. Na última atualização nas redes sociais, na segunda-feira (18), os proprietários informaram que Deux Face segue estável, apesar das limitações.

"Ela está se alimentando bem e suas funções corporais estão funcionando. Hoje, foi ao veterinário por causa de uma infecção ocular, mas já está sendo medicada", garantem.

Policefalia: desvendando a raridade:
Marcílio Nilton Lopes da Frota, médico veterinário e especialista em ruminantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Caprinos e Ovinos), explica que o caso de Deux Face se trata de policefalia, uma malformação fetal extremamente rara. "Ainda não podemos determinar a causa exata. Vários fatores podem estar envolvidos, como genética, consanguinidade, uso de medicamentos durante o início da gestação ou até mesmo a ingestão de plantas tóxicas pela mãe", afirma.

Lutando contra as probabilidades:

Animais com policefalia, como Deux Face, enfrentam desafios consideráveis. Problemas no centro nervoso, respiratório, de coordenação e visão podem comprometer a sobrevivência. Segundo o especialista da Embrapa, a capacidade de se levantar e mamar o colostro nas primeiras 36 horas de vida é crucial. Sem isso, as chances de sobrevivência diminuem drasticamente.
"Ruminantes como bezerros possuem uma placenta que não permite a troca de anticorpos entre a mãe e o feto. A ingestão do colostro nas primeiras horas de vida é fundamental para garantir a proteção do organismo. Após 36 horas, a absorção desses anticorpos cai drasticamente. Se o animal não conseguir mamar o colostro, as chances de sobreviver na natureza são muito baixas", explica o Dr. Frota.

A luta de Deux Face continua:

Apesar dos desafios, a família Breaux e a comunidade online se unem em torcida por Deux Face. A cada dia, a bezerra bicéfala demonstra sua força de vontade e inspira a todos com sua história de luta pela vida. Acompanhe as atualizações sobre a saúde de Deux Face nas redes sociais da Breaux Farms e torça por sua recuperação!
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas