07/03/2024 às 23h29min - Atualizada em 08/03/2024 às 10h45min

PF investiga o desaparecimento de valadarense nos EUA

A investigação teve início após o desaparecimento de Fabiano de Oliveira, de 37 anos, em setembro de 2023

Imagem: Reprodução/ FOTO: Interpol
A Polícia Federal (PF) deflagrou na quinta-feira (7) a Operação Palenque em Governador Valadares. A ação visa desarticular uma organização criminosa especializada em promover a migração ilegal para os Estados Unidos.

A investigação teve início após o desaparecimento de Fabiano de Oliveira, de 37 anos, em setembro de 2023. Natural de Governador Valadares, Fabiano sofreu um surto psicótico enquanto se aventurava pelo México, rota terrestre considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais. Desde então, ele perdeu contato com a família e seu paradeiro permanece desconhecido. As últimas informações da PF indicam que Fabiano foi visto pela última vez próximo à cidade de Palenque, que deu nome à operação.


Com o objetivo de coletar indícios e provas que identifiquem os responsáveis pela migração ilegal de Fabiano e, consequentemente, encontrar o valadarense, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Governador Valadares. A investigação revelou que a quadrilha recrutava pessoas na cidade e prometia uma maneira facilitada de ingressar nos Estados Unidos. A família de Fabiano, inclusive, foi vítima de tentativas de golpe por parte dos criminosos após o seu desaparecimento.



Riscos da migração ilegal

A PF reforça o alerta sobre os perigos da migração ilegal, especialmente pela rota terrestre entre México e EUA. Além de enfrentar condições precárias e árduas, os migrantes se colocam em risco de exploração, violência e até mesmo morte. A pena para quem promove a migração ilegal varia de 2 a 5 anos de reclusão e multa.

Colaboração e buscas

A Polícia Federal solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar na investigação e na localização de Fabiano de Oliveira. A difusão amarela foi emitida pela Interpol, mas até o momento, ele não foi encontrado.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas