29/02/2024 às 16h30min - Atualizada em 29/02/2024 às 16h30min

Petrobras inicia venda de diesel verde em São Paulo a partir de março

Combustível tem parcela de matéria-prima renovável

Redação
Foto: divulgação/ Petrobras

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (29) que começará a vender diesel verde em São Paulo a partir da primeira semana de março. O combustível, também conhecido como Diesel R5, é considerado menos poluente por emitir menos gases do efeito estufa.

O diesel verde é produzido a partir do coprocessamento de derivados de petróleo com óleos vegetais, como o óleo de soja. A mistura resulta em um combustível com 95% de parcela mineral e 5% de origem renovável, o que, segundo a Petrobras, reduz as emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 60% em comparação com o diesel mineral.

A estatal já comercializa o diesel verde na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e agora expandirá a venda para a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, São Paulo. A RPBC é a maior refinaria da Petrobras e a maior do país em capacidade de processamento de petróleo.

O diesel verde pode ser utilizado em qualquer veículo sem a necessidade de adaptações. A Petrobras destaca que o produto é altamente estável e isento de contaminantes, o que garante durabilidade e bom desempenho dos motores.

A iniciativa da Petrobras se insere no contexto da transição energética global, que busca reduzir a emissão de gases poluentes e promover a sustentabilidade. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis e tem grande potencial para se tornar um líder na produção de combustíveis renováveis.

Claudio Schlosser, diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, afirma que a venda do diesel verde em Cubatão reforça a estratégia da empresa em produzir combustíveis mais sustentáveis. "Esse é mais um passo da Petrobras para aumentar a oferta do diesel com conteúdo renovável e atender ao mercado que busca soluções sustentáveis para a redução de suas emissões", diz Schlosser.

Outras duas unidades da Petrobras também estão realizando testes para produção do Diesel R5: a Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e a Refinaria de Paulínia, em São Paulo.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas