12/02/2024 às 11h50min - Atualizada em 12/02/2024 às 11h50min

Saiba quais setores podem funcionar neste feriado de carnaval no Vale do Aço

As lojas do shopping só ficarão fechadas nesta segunda-feira

Redação
Foto: Emmanuel Franco/ divulgação

Supermercados e demais empresas no varejo alimentício no Vale do Aço poderão funcionar normalmente em quatro dos cinco dias de Carnaval, não tendo autorização para usar a mão de obra dos empregados apenas nesta segunda-feira (12), Dia do Comerciário, quando todo o comércio estará fechado.

Já as chamadas “lojas de rua” de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, ou seja, aquelas que fizeram Horário Especial de Natal e ainda cumpriram expediente ampliado no restante das datas comemorativas de 2023, fecharam no sábado (10), retomando as atividades normais na quinta (15).

As chamadas atividades essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, têm autorização para funcionar durante todo o Carnaval. No Shopping Vale do Aço, as lojas e o supermercado Coelho Diniz também ficarão fechados apenas nesta segunda-feira (12). Praça de Alimentação, cinema, academia e a farmácia,operam durante todos os dias de folia.

Conforme esclarece o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço,popularmente é disseminada a informação de que o Carnaval é um feriado oficial prolongado, o que não está estabelecido por lei ou em qualquer decreto.



"No Vale do Aço, estarão fechadas, neste Carnaval, apenas as empresas que cumpriram expediente ampliado durante todo o ano de 2023 nas vésperas de datas comemorativas, ou seja, usaram a mão de obra do empregado em muitas horas sem qualquer contraprestação pecuniária. Agora, durante a festa momesca, chegou a hora do empregado fazer as devidas compensações”, explica José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.

Boa movimentação

O Sindcomércio salienta que, se a empresa culturalmente não cumpre os horários especiais negociados, funcionando normalmente em datas como Dias dos Pais e Dia dos Namorados, poderá funcionar normalmente na semana que vem, com exceção de segunda-feira, Dia do Comerciário.

"Supermercados, por exemplo, devem registrar um excelente movimento durante o Carnaval, pois muitas pessoas não viajam e aproveitam pra deixar as compras de casa em dia. Além, é claro, daquele folião mais animado que vai comprar bebidas e carnes para celebrar a festa mais tradicional do Brasil”, complementa Facundes.

Depósitos de material de construção, autopeças, casas de noivas e bomboniéres, são outros setores que podem abrir neste Carnaval.  


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas