03/01/2024 às 15h44min - Atualizada em 03/01/2024 às 15h44min

Ipatinga segue com trabalhos para combater danos de temporais

Equipes atuam após três temporais em Ipatinga

Foto: Divulgação/PMI

Nesta quarta-feira (3), a prefeitura de Ipatinga informa que inúmeras equipes estão mobilizadas desde o dia 22 de dezembro e que o serviço não parou nem nos feriados.

Antes do início do ano novo, o município enfrentou pelo menos três tempestades (nos dias 22, 25 e 27 de dezembro), e mais de uma dezena de equipes de trabalho, de diversas secretarias, continuam nas ruas para auxiliar áreas afetadas. A estimativa é de que, apesar do trabalho incessante das equipes mobilizadas, com apoio de um grande número de veículos, maquinário e parcerias com diversas empresas e instituições, serão necessários pelo menos 30 dias para que a normalidade seja completamente restabelecida em todas as regiões atingidas.

"Nossas equipes não pararam nem mesmo nos feriados de Natal e Ano Novo. Temos um grande número de pessoas focadas em proteger moradias, corrigir obras em andamento, remover telhados danificados, limpar ruas e estradas afetadas por deslizamentos de terra e lama, desobstruir vias onde árvores caíram, além de intensificar a remoção de lixo e entulho arrastados pelas enxurradas e inundações nas bocas de lobo ou que obstruíram as galerias", enumerou o prefeito Gustavo Nunes.


Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, algumas equipes estão trabalhando por até dez horas em longas tarefas para garantir a mobilidade dos cidadãos. "Enfrentamos vendavais e chuvas sem precedentes, causando a queda de centenas de árvores. No total, cerca de 21km² de área com vegetação urbana foram afetados, além do significativo aumento do nível do ribeirão Ipanema e seus afluentes. Todas as áreas da cidade foram afetadas, mas os moradores podem ter certeza de que não descansaremos até que todas as ocorrências sejam atendidas. Conhecemos os problemas e queremos resolvê-los o mais rápido possível", enfatizou.

A força-tarefa que atua na cidade inclui a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Cemig, a Infrater e outras empresas. As principais secretarias municipais envolvidas são a Semop (Obras), Sesuma (Serviços Urbanos e Meio Ambiente) e Sescon (Segurança e Convivência Cidadã).


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas