10/12/2023 às 16h50min - Atualizada em 10/12/2023 às 16h50min

​Video: Bolsonaro é aplaudido por brasileiros e argentinos na posse de Javier Milei

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi fortemente aplaudido ao chegar para a cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, o ultraliberal Javier Milei

Foto: Reprodução/X/Twitter

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi fortemente aplaudido ao chegar para a cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, o ultraliberal Javier Milei.

Com bandeiras do Brasil e gritos de “Bolsonaro, Bolsonaro”, brasileiros e argentinos receberam o ex-mandatário na entrada do Congresso argentino, na manhã deste domingo (10/12), com pompa de chefe de Estado.

Em transmissão da Televisión Pública argentina, Bolsonaro aparece sorrindo, com seguranças ao redor, enquanto levanta as mãos com gestos de “vitória” e entra na Assembleia Legislativa do país vizinho, para início das formalidades de posse.

Javier Milei fará o juramento perante a assembleia e discursará na escadaria do Palácio Legislativo, em frente à Praça do Congresso.

O presidente argentino, em seguida, vai se deslocar à Casa Rosada, para empossar os ministros de governo na Sala Branca. Depois, na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, participará de uma cerimônia religiosa.

Aliados
Bolsonaro chegou à capital argentina na noite de quinta-feira (7/12), acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, e de uma série de parlamentares bolsonaristas.

Além dele, participam da posse os seguintes aliados do ex-presidente:

Ciro Nogueira (PP-PI), senador;
Gilson Machado, ex-ministro do Turismo;
Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL);
Fabio Wajngarten, assessor de Bolsonaro; e
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal.

Lula não compareceu
A futura ministra Diana Mondino, das Relações Exteriores, visitou pessoalmente o Brasil para entregar uma carta de Milei a Lula, na qual o argentino convidava o petista para a posse.
No entanto, Lula declinou e escalou para a solenidade o ministro das Relações Exteriores, o chanceler Mauro Vieira.
 


 
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas