07/11/2023 às 09h08min - Atualizada em 07/11/2023 às 10h00min

Guarda Civil de Ipatinga inicia teste final para definição de membros aprovados

Alunos são avaliados em curso de cinco meses, ministrado por empresa especializada

Redação
Foto: divulgação

Os 120 candidatos selecionados em várias fases anteriores para compor a Guarda Civil de Ipatinga iniciaram nesta segunda-feira (6), no auditório do Hospital Municipal, o último teste para definição dos membros que vão compor a corporação: o curso de formação. São 96 homens e 24 mulheres participando.

A previsão do governo municipal é iniciar o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) em abril de 2024. Até lá, os candidatos terão que provar que possuem conhecimento, técnica e preparo físico e mental para agirem nas ruas, como verdadeiros agentes públicos de segurança. É preciso ser aprovado nesta última etapa para ingressar na guarda. Caso contrário, o aluno será desclassificado.

Na solenidade da aula inaugural, fizeram-se presentes, além do Executivo, representantes das forças de segurança da cidade, do Legislativo e do Ministério Público.

O secretário de Governo Everton Campos (representando o prefeito Gustavo Nunes) agradeceu a presença de todos e salientou o quanto este momento é especial para a administração municipal, que cumpre mais um compromisso do Plano de Governo: "A sociedade de Ipatinga aguarda ansiosa pela GCM. Foi uma promessa de campanha implantar a guarda, e ela está sendo cumprida. Esperamos que a sociedade já perceba nos próximos meses como essa estrutura poderá contribuir para ajudar a proteger o patrimônio público e também os cidadãos".

O presidente da Câmara de Vereadores, Ley do Trânsito, garantiu a parceria do Legislativo em todos os processos de implantação da guarda: “A Câmara Municipal de Ipatinga não vai faltar em nenhum momento para que a Guarda Civil tenha plenas condições de atuar, aprovando os orçamentos que serão necessários. Esta é, certamente, uma Guarda Civil que nasceu pra ficar”, projetou.

O Promotor de Justiça Bruno Schiavo exaltou a importância da Guarda Municipal como integrante das forças de segurança do município. “O Ministério Público está ciente do louvor que representa esta iniciativa e deseja aos alunos aqui presentes que tenham a melhor formação possível pelo bem da sociedade”.

O curso de formação dos Guardas Civis Municipais já começa nesta terça-feira (7), com aulas de Direito, Cidadania, Direitos Humanos, Sociologia e outros temas ligados ao exercício da função. As aulas serão ministradas no auditório da Faculdade Única. Nesta primeira chamada, são 120 alunos, mas o contingente da guarda pode chegar a 200.

O secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Cel. Warley Silva, assegura que o município terá uma Guarda Civl de primeiro nível. “Estes alunos receberão a capacitação necessária, com professores formados e especializados, para que tenhamos uma Guarda Civil dee referência em Minas Gerais e no Brasil”.

Aluna do curso, Thaís Gomes está otimista com a formação: “Estamos aqui aprendendo o que precisamos para servir à população de Ipatinga com conhecimento e toda a nossa dedicação”, disse.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas