31/10/2023 às 12h39min - Atualizada em 31/10/2023 às 12h39min

Duas cidades mineiras continuam com aulas paralisadas devido bactéria

Apesar de resolverem retornar as aulas apenas na próxima segunda-feira (6), a SES-MG não concorda com a decisão

Redação
Foto: divulgação/ Prefeitura Santa Cruz de Minas

De cinco cidades que paralisaram as aulas devido a bactéria Streptococcus pyogenes três retornaram as aulas nesta semana e outras duas, contrariando Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), decidiram manter a paralisação e retornar apenas na próxima segunda-feira (6).

As duas cidades que decidiram manter foram São João Del-Rei e Santa Cruz de Minas. A limpeza, que está sendo feita com uma mistura de água e cloro, em Santa Cruz de Minas, além das escolas municipais, também locais públicos como parquinhos e praças.

Na última quinta-feira (26) uma criança, de 8 anos, com suspeita de estar com a doença transmitida pela bactéria, precisou ser transferida de São João del-Rei para Belo Horizonte.

Outras cidades

Na última quarta-feira (25), as prefeituras de Conceição da Barra de Minas e Ritápolis, localizadas na região do Campo das Vertentes, anunciaram a suspensão das aulas em suas escolas municipais. Em Conceição da Barra de Minas, a paralisação ocorreu na quinta-feira (26) e sexta-feira (27), para permitir a desinfecção na Escola Municipal Professor Joaquim Pinto Lara.

A prefeitura de Ritápolis também optou por suspender as aulas municipais, mas apenas na sexta-feira (27), para realizar uma minuciosa desinfecção em suas instalações escolares. A administração municipal destacou a importância de intensificar os protocolos de higiene e seguir as práticas sanitárias eficazes que foram desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19.

São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas já haviam suspendido as aulas anteriormente devido a preocupações relacionadas à mesma bactéria, além da cidade de Felício dos Santos, no Alto Jequitinhonha.

Sobre a bactéria Streptococcus

A bactéria Streptococcus pyogenes tem gerado apreensão nas regiões afetadas, principalmente entre as crianças. Os sintomas relatados incluem manchas na pele, febre, vômito e dor de garganta. Três mortes de crianças com idades de 3, 10 e 11 anos estão sendo investigadas para determinar se há relação com a presença dessa bactéria.

O surto da bactéria Streptococcus pyogenes levou à suspensão das aulas em várias cidades, bem como à intensificação dos protocolos de higiene e precaução nas escolas e comunidades afetadas. As autoridades de saúde estão monitorando de perto a situação e investigando as causas dessa disseminação.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas