Após receber o pedido de renúncia do vereador Nélio da Silva Damasceno, o Nélio do Abacaxi (PP), o presidente da Câmara de Coronel Fabriciano, vereador Luciano Lugão, realizou nesta sexta-feira uma coletiva de imprensa para esclarecer fatos e dúvidas sobre o assunto. Houveram rumores de que a Câmara não teria aceitado o pedido de renuncia de Nélio, mas o que aconteceu é que o vereador enviou um e-mail, descumprindo à legislação. Ao ser informado do tramite legal, Nélio refez a solicitação.
Luciano Lugão deixou claro que, assim como a posse, o pedido de renúncia é tratado com muita seriedade, pois o mandato de um vereador reflete a vontade do povo, de seus eleitores. “Quando Nélio pediu afastamento foi seguido um tramite e agora não será diferente. Respeitamos a vontade dele mas a Câmara sempre vai cumprir a lei, acima de tudo!”, reafirmou Lugão.
Na próxima reunião ordinária, terça-feira,31, o pedido de renúncia será apresentado aos demais vereadores. O processo é o mesmo de quando o vereador pediu afastamento: notificação do primeiro suplente, espera do retorno, caso negativo entra-se em contato com o 2º suplente, Ramom Amaral que já está ocupando o cargo desde o afastamento do vereador Nelio.
A partir de quarta-feira, 01 de novembro, a cadeira pertencente à Nelio fica vazia até que o trâmite se conclua e um dos suplentes seja empossado.
Entenda o caso
O vereador havia licenciado do mandato no último dia 18 de julho, por um período de 90 dias. Em seu lugar foi chamado o 2º suplente, Ramon Miranda Amaral, o Ramonzinho, uma vez que o 1º suplente Xingozinho abriu mão da cadeira por questões pessoais. A licença aprovada no plenário da Câmara venceu no último dia 19.