02/10/2023 às 08h30min - Atualizada em 02/10/2023 às 08h30min

Franquias Brasileiras Surpreendem com Crescimento de 12% - Conheça as 20 Top do País

Cacau Show lidera a lista de maiores franqueadores do país, seguida por O Boticário e McDonald’s

O setor de franquias brasileiro demonstra vigoroso crescimento. No 2º trimestre de 2023, houve um aumento de 12,9% no faturamento, alcançando R$ 54,2 bilhões, uma elevação em relação aos R$ 48 bilhões registrados no mesmo período de 2022, conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A pesquisa indica que todos os ramos de franquias tiveram crescimento no referido trimestre, com ênfase em Hotelaria e Turismo, Alimentação Food Service e Moda. A ABF destaca que esses segmentos se beneficiaram da retomada das atividades sociais presenciais, mantendo, contudo, uma presença significativa no delivery e e-commerce.

Tom Moreira Leite, líder da ABF, ressalta que o mercado de franquias tem se expandido consistentemente desde o término da pandemia de Covid-19. "Estamos no oitavo trimestre consecutivo de crescimento, mostrando a resiliência do setor diante dos desafios da pandemia. O modelo de franquias tem se mostrado eficaz para expandir negócios de maneira ágil e estruturada, atraindo inclusive novas marcas internacionais e refletindo o anseio do brasileiro em empreender, especialmente em um cenário econômico mais equilibrado", comenta.

O setor tem integrado as vendas tradicionais com o potencial do e-commerce. "Observamos um aumento no fluxo de pessoas em shoppings, ao mesmo tempo em que o delivery e plataformas digitais mantêm alta performance. A tendência é operar de forma integrada entre o ambiente digital e o físico, buscando otimizar essa combinação", destaca Tom.


Entretanto, desafios persistem para os franqueados, como a inflação, acesso limitado ao crédito e mudanças no comportamento do consumidor.

"Franquias e pequenos empresários enfrentam obstáculos diários, como custos crescentes devido à inflação, dificuldades na contratação de pessoal, juros elevados e a constante adaptação às novas demandas dos consumidores. Em geral, aqueles que operam em rede, graças à estrutura do franchising, conseguem navegar com mais habilidade nesse cenário", conclui Tom Moreira Leite.

 

Confira as 20 maiores franquias do Brasil em 2022

  1. Cacau Show - 3.763 lojas

  2. O Boticário - 3.687 lojas

  3. McDonald’s - 2.595 lojas

  4. Colchões OrthoBom - 2.373 lojas

  5. OdontoCompany - 1.998 lojas

  6. Subway - 1.861 lojas

  7. AM/PM - 1.774 lojas

  8. Seguralta - Bolsas de Seguros - 1.755 lojas

  9. Lubrax+ - 1.711 lojas

  10. Óticas Carol - 1.460 lojas

  11. Burger King - 1.255 lojas

  12. Shell Select - 1.213 lojas

  13. BR Mania - 1.184 lojas

  14. Jet Oil - 1.137 lojas

  15. CVC Brasil - 1.076 lojas

  16. Wizard By Pearson - 1.000 lojas

  17. Bob's - 997 lojas

  18. Chilli Beans - 966 lojas

  19. Correios - 964 lojas

  20. Help! Loja de Crédito - 824 lojas


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas